O Clubhouse — a rede social de áudio que estava nas manchetes há apenas alguns meses após um sucesso explosivo — parece ter chegado a um novo ponto de inflexão. Em abril, o aplicativo atingiu um total de 922.000 downloads, de acordo com uma nova pesquisa da Sensor Tower divulgada pelo Business Insider.
Isso representa uma queda de 66% em relação aos 2,7 milhões de downloads do app em março — e se torna ainda mais considerável quando comparado aos 9,6 milhões de downloads que o Clubhouse havia registrado em fevereiro.
Os dados sugerem que a retenção de usuários do Clubhouse ainda é forte — o que significa que a maioria das pessoas que o baixaram ainda tem o aplicativo instalado. No entanto, a queda significativa no número de downloads é preocupante para a empresa, pois isso mostra uma redução no interesse pela plataforma.
O Clubhouse também tem um desafio adicional: devido à sua popularidade, outras empresas decidiram oferecer sua própria versão da experiência de áudio — como o Facebook, o Spotify e o Twitter, cujo recurso de salas de bate-papo de áudio (chamado Spaces) foi disponibilizado ontem.
Enquanto isso, o Clubhouse tem trabalhado para cortejar esses usuários de volta: a empresa anunciou, nesta semana, que já está testando uma versão do seu app para Android — a qual será lançada para usuários em geral em breve. Será que agora é tarde demais?