O melhor pedaço da Maçã.

Algumas ideias de como o Apple Podcasts poderia ser melhorado

Conforme acompanhamos no evento especial do mês passado, o Apple Podcasts recebeu uma bela atualização com a chegada do iOS 14.5, trazendo um design renovado e a opção de assinaturas. No entanto, o app ainda necessita de diversas atualizações para se tornar mais atraente para novos ouvintes de podcasts.

Publicidade

Pensando nessas atualizações, o designer Parker Ortolani desenvolveu para o 9to5Mac um conceito com diversas melhorias para o Apple Podcasts e como ele poderia ser repensado.

Para começar, a tela “Reproduzindo Atualmente” ganharia um design inspirado na do Apple Music, com a capa do podcast sendo escutado no momento esmaecida como fundo, afim de deixar o aplicativo um pouco mais moderno e colorido.

Em questão de usabilidade, ele propõe uma nova forma de acessar os capítulos do podcast. Em vez de serem acessados rolando a tela “Reproduzindo Atualmente” para baixo, estariam disponíveis no meio da tela, a partir do simples toque de um botão no canto inferior direito. Além disso, haveria ainda a possibilidade de marcar momentos importantes do episódio, com uma espécie de “marca páginas”.

Publicidade

Outra função que o designer idealizou, que seria muito interessante para aqueles que possuem algum problema de audição, seria a de transcrição de áudio. Segundo Ortolani, ela funcionaria da mesma forma que as letras das canções aparecem no Apple Music, transcrevendo em tempo real o que está sendo falado no podcast e rolando automaticamente conforme a fala.

Outra função interessante que o designer pensou, seria a de podcasters poderem vender seus produtos diretamente pelo aplicativo — com uma espécie de loja. Segundo ele, nem todos os podcasts vão se utilizar da função de assinaturas e essa seria uma forma alternativa de fazerem dinheiro. É claro que nem tudo são flores e, nesse cenário, a Apple ganharia 30% do valor dos produtos vendidos pelo seu aplicativo, assim como já acontece com as assinaturas.

Merecem destaque, também, as alterações nas abas Pesquisa, Biblioteca e Ouvir Agora. Ele salienta que adoraria pesquisar por podcasts a partir da sua emissora. Na aba Biblioteca, haveria categorias separadas para as emissoras e suas assinaturas, assim como episódios reproduzidos recentemente. E já a página Ouvir Agora agiria mais como um feed, mostrando novos episódios a serem escutados e movendo as recomendações para uma aba de sugestões.

Ele também propõe uma função similar às rádios do Apple Music, com podcasts sendo reproduzidos periodicamente de acordo com o gênero, afim de ajudar ouvintes a encontrarem novos programas.

Publicidade

E, por último, o designer salienta a importância de uma versão do aplicativo para aparelhos Android, como a que já existe do Apple Music, a fim de tornar a plataforma da Apple mais competitiva. O app poderia inclusive, se utilizar da mesma linguagem visual do Apple Music, como por exemplo o uso da fonte Roboto nativa em vez da tradicional San Francisco.

Enfim, todas essas melhorias seriam com certeza muito bem-vindas ao Apple Podcasts e fariam com que o aplicativo se tornasse ainda mais competitivo no cenário atual de podcasts. Vamos torcer para que a Apple veja esse conceito e implemente pelo menos algumas dessas mudanças!


Ícone do app Apple Podcasts
Apple Podcasts de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 3.8.9 (3 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como personalizar a tela de login do Mac

Próx. Post

Apple Pay é disponibilizado em Israel

Posts Relacionados