Mesmo com todas as manifestações de interesse quanto a uma possível expansão internacional, o Apple Card permanece, até o momento, exclusivo nos Estados Unidos. Segundo um estudo recente da Cornerstone Advisors, entretanto, o cartão de crédito da Maçã tem tido um desempenho deveras satisfatório no seu país natal.
O levantamento da firma estimou que, em dezembro de 2020, o Apple Card tinha 6,4 milhões de usuários — pouco mais que o dobro em relação a dezembro do ano anterior, revelando um interesse crescente pelo cartão. E sabem quem está entre as principais responsáveis pelo crescimento? As mulheres.
De acordo com a pesquisa, o público feminino representava 25% do universo de usuários do Apple Card no início de 2020; ao final do ano, essa proporção já havia chegado a 42%. Em outras palavras, a cada 10 pessoas que aderiram ao cartão ao longo do ano passado, 8 eram mulheres.
Os números são especialmente interessantes porque, se vocês bem se lembram, o Apple Card envolveu-se em uma polêmica ao longo dos últimos meses justamente envolvendo mulheres: usuários do cartão perceberam que a atribuição automática de limites de crédito estava desfavorecendo usuárias femininas, mesmo em casos de casais com divisão de bens e contas compartilhadas.
Após uma investigação, um órgão regulador dos EUA determinou que o algoritmo do cartão não tinha um viés sexista. Ainda assim, a Apple considerou o assunto importante o suficiente para tratar dele no seu último evento especial — em um dos segmentos iniciais da keynote, Tim Cook falou sobre a importância do acesso igualitário a crédito (sem distinção de gênero, sexo, cor, etnia, sexualidade ou qualquer outro elemento) e anunciou o Apple Card Family, no qual famílias podem compartilhar o mesmo cartão e o mesmo limite, com controle de gastos para menores e outros recursos extras.
Se as mulheres estão começando a equilibrar a divisão de usuários do Apple Card, em termos de faixa etária os jovens ainda dominam: 70% dos usuários do cartão têm entre 20 e 40 anos — a efeito de comparação, essa proporção cai para 44% considerando todo o universo de cartão de créditos dos EUA. Ainda assim, os seniores também estão crescendo entre os donos do Apple Card: eram 3% no início de 2020, e 8% ao fim do ano.
Veremos, agora, como esses números ficarão daqui a alguns meses — e especialmente depois que a Apple enfim iniciar a tão prometida expansão internacional do cartão.
via Forbes