O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Apple tentou convencer Netflix a manter assinaturas pela App Store

A Maçã fez dezenas de propostas para tentar manter a gigante — sem sucesso
Previews de séries no app Netflix para iOS

O julgamento da disputa entre a Apple e a Epic Games continua a todo vapor na Califórnia, e nós continuamos regozijando-nos com informações, detalhes e correspondências internas das duas empresas que, de outra forma, nunca viriam à tona — incluindo dados que nem estão diretamente ligados à batalha entre as companhias.

Publicidade

Hoje, por exemplo, alguns documentos entregues à corte indicam que a Apple tentou fortemente convencer a Netflix a continuar oferecendo as assinaturas dos seus planos de streaming pelo aplicativo da plataforma para iOS — missão na qual a Maçã, como todos sabemos, acabou falhando miseravelmente.

A gigante do streaming já considerava remover a opção de assinatura no iOS desde o início de 2018, e uma força-tarefa de executivos da Apple manteve longas conversas com a Netflix (e entre si) ao longo de vários meses para tentar demover a empresa da ideia. A mensagem inicial — entre as divulgadas, pelo menos — foi de Carson Oliver, diretor de gerência de negócios da App Store:

Tirando a questão do churn voluntário [taxa de clientes que assinaram o serviço pelo iOS e estavam cancelando-o], a Netflix está preocupada em entender o valor incremental de oferecer suas assinaturas via compras internas do iOS. Para medir isso, eles propuseram um teste que removeria a capacidade de assinar o serviço pelo app em alguns países por um período de dois meses. O teste seria feito entre maio e junho, e eles estimam que sua aplicação impactaria 1,9% das novas assinaturas anuais dentro do app. Nós expressamos nossas preocupações de que aplicar o teste criaria uma experiência ruim para os usuários do app nos países em questão — além de limitar oportunidades de co-marketing, como destaques na App Store.

Oliver ventilou ainda, no email, a possibilidade de a Apple aplicar punições à Netflix pelos testes — algo que acabou não ocorrendo. Nos emails seguintes, os executivos da Maçã expressaram o desejo de marcar reuniões com pessoas da Netflix; Eddy Cue, por exemplo, teria tentado se encontrar com Reed Hastings, CEO1 da empresa (não sabemos se a reunião aconteceu, entretanto).

Em julho de 2018, como mais uma medida para tentar convencer a Netflix do “fico”, os executivos da Maçã montaram uma apresentação destacando vários números positivos da plataforma no iOS e pontos positivos da relação entre as duas empresas, como o fato de que a Apple destacava os serviços da Netflix mais do que qualquer outra parceira (em mais de 35 lojas ao redor do mundo) e que os destaques da plataforma na App Store apresentavam uma taxa de conversão entre 6% e 7%, considerada altamente satisfatória.

Publicidade

A Apple listou também, na apresentação, uma série de propostas para melhorar a relação com a Netflix e atender algumas das preocupações da empresa. Entre elas, a Maçã ofereceu um pacote ainda maior de destaques no iOS e na Apple TV, a entrega de dados analíticos (taxa de conversão, instalações, engajamento e outros) e possibilidade de testes mais aprofundados no ecossistema da empresa.

A Netflix também poderia escolher quais dos seus filmes e séries seriam destacados na plataforma da Apple e juntar-se ao Programa de Parceiros de Vídeo da empresa — aquele mesmo que já rendeu polêmica no ano passado por conta do Amazon Prime Video. Outras propostas incluiriam parcerias com a Netflix nas sessões do Today at Apple, pacotes com os serviços da empresa e suporte nos mercados internacionais.

Sim, muita coisa — mas nada disso parece ter comovido Hastings ou os executivos da gigante dos streamings. Vale notar que, enquanto o pessoal da Maçã tentava de tudo manter as assinaturas da Netflix no iOS, outra equipe em Cupertino fazia os ajustes finais para o lançamento do Apple TV+, menos de um ano depois — o que mostra que, como qualquer empresa que se preze, a Apple ataca em todas as frentes possíveis.


Ícone do app Netflix
Netflix de Netflix, Inc.
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple TV
Versão 14.43.0 (139.3 MB)
Requer o iOS 14.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
iPhone 12 roxo

Apple inicia adoção de números de série aleatórios

Próximo Artigo

Infuse 7 chega com design renovado e versão para macOS

Posts Relacionados