O melhor pedaço da Maçã.

Apple se livra de processo envolvendo “quebra” do FaceTime em dispositivos antigos

FaceTime

Recentemente, uma falha nos sistemas operacionais da Apple (iOS, iPadOS, macOS Catalina e watchOS) impedia que usuários da Maçã realizassem chamadas no FaceTime com alguns dispositivos mais antigos. O problema já foi corrigido, mas alguns usuários mantêm (ou mantinham) a posição de que a Apple intencionalmente “quebrou” o seu serviço de chamadas em aparelhos mais velhos.

Publicidade

Explico: em 2017, um grupo de usuários moveu uma ação coletiva contra a Apple na Califórnia, acusando a empresa de deliberadamente impedir o funcionamento do FaceTime em iPhones e iPads mais antigos; em agosto passado, um processo similar foi aberto numa corte da Flórida.

Mais especificamente, os consumidores afirmavam que a Maçã deliberadamente criou um bug para impedir o funcionamento do FaceTime no iOS 6 — tudo para forçá-los a comprar novos aparelhos capazes de rodar o iOS 7.

Segundo os reclamantes, a Apple tinha um objetivo específico ao fazer isso: no iOS 7, o FaceTime deixou de depender de uma tecnologia de conexão baseada nos servidores da empresa terceirizada Akamai Technologies, passando a realizar as chamadas com uma tecnologia de conexão direta, baseada nos seus próprios servidores. Os processos afirmavam que a Apple “quebrou” o FaceTime no iOS 6 para forçar o upgrade dos usuários e, com isso, deixar de fazer pagamentos milionários à Akamai. A história completa está nesse nosso outro artigo.

Publicidade

O processo californiano foi encerrado em fevereiro passado, com um acordo extrajudicial entre as partes; agora, a ação da Flórida também encontrou seu capítulo final — favorável à Maçã. A Corte Federal a qual julgou o caso determinou que as afirmações dos reclamantes são “inoportunas e precisam ser dispensadas”, notando que os consumidores poderiam ter movido a ação a qualquer momento, mas não o fizeram até agosto de 2019, muitos anos após o caso em si.

Portanto, os advogados da Apple podem colocar esse problema no arquivo e se preocupar agora com outros problemas envolvendo o FaceTime.

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novos headphones da Apple terão partes magnéticas substituíveis, afirma Bloomberg

Próx. Post

Vídeo: MM Entrevista com Sérgio Miranda

Posts Relacionados