O melhor pedaço da Maçã.

O que significa a opção “Pedir ao App para Não Rastrear” [iPhone e iPad]

Uma das principais novidades do iOS/iPadOS 14.5 foi, sem dúvida, a chegada da Transparência do Rastreamento de Apps (App Tracking Transparency, ou ATT).

Publicidade

Para quem ainda não sabe do que se trata, vale explicar novamente: a partir dessa versão do sistema operacional que equipa iPhones e iPads, a Apple exige que desenvolvedores coloquem um aviso logo na abertura do app perguntando ao usuário se ele permite ou não rastrear as atividades entre aplicativos e sites de outras empresas.

Na prática, se você optar pela opção “Pedir ao App para Não Rastrear”, isso quer dizer que a empresa responsável pelo aplicativo não poderá usar os dados e informações de outros aplicativos e sites. E isso impacta bastante o direcionamento de anúncios, por exemplo.

As empresas costumam usar o que é chamado de IDFA (Identifier for Advertisers, ou Identificador para Anunciantes) a fim de coletar informações sobre você, como suas preferências e dados geográficos. Com isso, elas podem direcionar melhor anúncios para o seu perfil.

O que a Apple fez na prática, com a chegada do iOS/iPadOS 14.5, foi dar a opção para o usuário bloquear o acesso desses aplicativos a esse identificador diretamente na API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. do app. A Maçã, porém, não garante que outros identificadores sejam usados para rastrear você — daí o “Pedir ao App para Não Rastrear” em vez de algo mais explícito como “Bloquear o Rastreio do App”.

Desenvolvedores ainda podem adicionar uma pequena mensagem ao alerta, explicando exatamente o motivo para que usuários permitam tal rastreamento — no caso do Facebook (e do Instagram), por exemplo, a empresa informou que precisa disso para “manter o serviço gratuito”. 🤷🏻‍♂️

E se eu mudar de ideia?

É importante notar que você pode mudar de ideia a qualquer momento e voltar a permitir o rastreamento de um aplicativo específico ou de evitar essas solicitações. Para isso, vá em Ajustes » Privacidade » Rastreamento e ative ou desative a chavinha ao lado de cada app.

Publicidade

Se não quiser ser rastreado por app nenhum e nem ter que responder isso individualmente para cada um deles, basta desativar a opção “Permitir Solicitações” no topo dessa mesma tela.

via 9to5Mac

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

O que é e como usar o Modo Retrato [iPhone e iPad]

Próx. Post

Como usar o iPhone para calibrar as cores da televisão com a Apple TV

Posts Relacionados