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Seguindo Apple, Google também terá rótulos de privacidade de apps

Google Play
dennizn / Shutterstock.com

Com o lançamento do iOS 14, vimos a Apple focar ainda mais na questão da privacidade de usuários. Uma das novidades foram as chamadas informações nutricionais (ou “rótulos nutricionais”), lançadas em dezembro passado junto ao iOS/iPadOS 14.3.

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O recurso oferece aos usuários uma forma simples de saber quais dados estão sendo cedidos para o app em questão, diretamente pela página do aplicativo na App Store. Agora, parece que chegou a vez do Google de seguir o exemplo e adicionar esses rótulos na Play Store.

Em uma declaração oficial no blog de desenvolvedores Android, o Google anunciou que implementará uma nova seção na Play Store onde desenvolvedores deverão deixar explícitos quais dados seus apps recolhem de usuários.

Essa função, como nós bem sabemos, não é nova. Mas a versão do Google terá algumas diferenças em relação à da Apple: de acordo com o TechCrunch, os rótulos da App Store focam em deixar claro para usuários quais dados estão sendo coletados; já o Google parece estar mais preocupado em informar ao usuário se ele pode ou não confiar nos dados coletados pelo app.

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Os desenvolvedores também deverão deixar claro se eles utilizam esses dados de forma segura. Além disso, deverão explicitar que tipo de dado coletam, como esses dados são usados, se esses dados são criptografados, se é obrigatório o compartilhamento de certos dados para a utilização do app, se eles podem ser deletados pelo usuário e se o desenvolvedor segue as políticas de privacidade do Google.

É engraçado ver o Google trazendo à tona essa questão de privacidade de apps, quando seus próprios apps para iOS demoraram um bom tempo para implementar as informações nutricionais na App Store. Alguma ironia aí? 😛

De qualquer maneira, essas novas funções de segurança são muito benéficas para usuários, tanto no mundo Android quanto no iOS. Estamos vendo, nas últimas semanas, diversas polêmicas a respeito da Transparência do Rastreamento de Apps (App Tracking Transparency, ou ATT), que chegou com o iOS 14.5 — a qual exige que desenvolvedores perguntem ao usuário, ao abrir o app, se ele permite ou não o rastreamento de seus dados em outros sites e aplicativos.

Resta agora saber se essas funções serão mesmo implementadas e o quão impactados serão os apps para Android.

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