Leitores mais atentos se lembrarão que, há cerca de um mês, uma agência de análise estimou que cerca de ⅔ dos usuários ativariam o bloqueio de rastreamento com a chegada do iOS 14.5 e da Transparência do Rastreamento de Apps (App Tracking Transparency, ou ATT). Bom… parece que as estimativas eram no mínimo conservadoras.
A firma de pesquisa Flurry tem feito uma pesquisa diária sobre a quantidade de usuários do iOS 14.5 que permitem o rastreamento dos aplicativos — e os números têm sido, até o momento, bastante alarmantes para a indústria dos anúncios digitais: globalmente, cerca de 12% dos consumidores estão permitindo a coleta dos dados (e 88%, portanto, estão bloqueando o rastreamento).
Analisando apenas os usuários dos Estados Unidos (um dos mercados mais importantes para a indústria de publicidade digital), os números são ainda menores: apenas 4% estão liberando o rastreamento de apps.
A pesquisa diária é interessante porque mostra que não há, ao menos por enquanto, uma tendência de alta nas pessoas que liberam o rastreamento: os índices estão basicamente estáveis. Isso significa que quaisquer campanhas feitas por empresas que dependem dos anúncios digitais, como o Facebook, não têm surtido lá grande efeito até o momento.
Obviamente, ainda teremos de esperar as próximas semanas/meses para termos uma ideia mais concreta do cenário — afinal de contas, se por um lado as campanhas “pró-rastreamento” poderão se tornar mais constantes, por outro os usuários também poderão começar a se informar mais sobre a ATT e as questões relacionadas à coleta dos seus dados.
via iMore