O melhor pedaço da Maçã.

Google lança Quick Search Box para Mac OS X

Google - Gê

Falamos dela em janeiro, quando foi lançada sob a forma de preview para desenvolvedores e, depois de seis meses, parece que está pronta para ser o que o Google Desktop não foi para alguns. A nova Google Search Box vem para fortalecer o poder em buscas da sua desenvolvedora fora do desktop no mundo da Maçã. Como você perceberá a seguir, há muitos avanços nesta solução que serão bem vindos para os que usam o Google Desktop, enquanto os demais podem considerar em usá-la como um complemento para o bom amigo Spotlight.

Publicidade

Google Quick Search Box

De uma forma simples e direta, a Quick Search Box une o Spotlight à busca online do Google com sugestões que você conhece e sabe usar. É uma caixinha que lembra visualmente um widget do Dashboard e que, após sua instalação, pode ser executada normalmente como um aplicativo ou então personalizada para se comportar como um serviço do sistema. Assim, ela não exibe nenhum ícone no Dock ou na barra de menus e pode ser aberta naturalmente usando dois atalhos de teclado: Ctrl + Barra de Espaço ou pressionando duas vezes a tecla Command.

Uma vez aberta, comece a digitar o que procura e ela mostra o que consegue instantaneamente. É aqui o ponto principal em que se mostra mais esperta que o Google Desktop: no seu computador, ela não indexa nada, e sim usa o índice do Spotlight para suas principais aplicações. Ou seja, tudo que está no Spotlight, está na Quick Search Box, incluindo suas pequenas extensões como cálculos, definições de dicionário, execução de aplicativos e muito mais. E, claro, você conta com acesso a tudo que os serviços do Google podem lhe oferecer, como sua busca em bilhões de sites e acesso aos seus serviços, bastando poucas letras.

08-google-qsb-02

Como buscar pela Web é algo que envolve um sem número de fontes de informação, o Google percebeu que basear-se apenas em palavras nesse modelo seria um pouco “web” demais. Indo mais a fundo nos recursos desta nova ferramenta, é possível perceber que os resultados possuem uma ou mais ações que podem ser feitas com um item ao pressionar-se a tecla Tab, como abrir (se for um arquivo), tocar no iTunes (uma música), abrir o último documento editado ou projeto aberto (no caso de um aplicativo) e usar o Quick Look para ver imagens, documentos e etc. As possibilidades ficam ainda maiores conforme os aplicativos vão tirando vantagem dos serviços da Maçã, pois a solução do Google suporta todos.

Dentro dos próprios serviços da gigante de busca também existem opções extras. Digite o nome de qualquer um deles, aperte Tab e continue digitando para obter resultados mais específicos.

08-google-qsb-031

Além de tudo isso, ela é extensível para desenvolvedores. Plugins de terceiros podem ser adicionados para torná-la mais funcional em tudo o que você faz. Um deles vai com ela: é possível usar sua conta no Twitter para postar updates aos seus amigos — além de tudo que você pode fazer cadastrando sua conta do Google.

08-google-qsb-04

08-google-qsb-05

A Google Quick Search Box pode ser baixada no site do Google para aplicativos no Mac OS X, onde você pode encontrar outras soluções para o seu dia-a-dia.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple Store Online é atualizada para oferecer programa One to One

Próx. Post

Vídeo da keynote de ontem da WWDC ‘09 já está disponível para download via iTunes

Posts Relacionados