Após múltiplas especulações, a Apple confirmou, no fim do ano passado, que está trabalhando no seu próprio modem para iPhones. Isso significa que é apenas uma questão de tempo para que a companhia debute sua própria tecnologia — o que, segundo o famoso analista Ming-Chi Kuo, acontecerá pelo menos até 2023.
Kuo havia previsto anteriormente que o modem projetado pela Maçã poderia ser lançado já no ano que vem; entretanto, suas novas previsões se alinham com o que outros analistas têm especulado.
Prevemos que o iPhone adotará o design de modems 5G da própria Apple em 2023, no mínimo. Como as vendas do Android no mercado de celulares 5G de ponta estão lentas, a Qualcomm será forçada a competir por mais pedidos no mercado de baixo custo para compensar a perda de pedidos da Apple.
Vale notar que a Maçã ainda precisará cumprir o acordo que firmou com a Qualcomm após a grande disputa judicial entre as duas. Isso, por um lado, foi benéfico para a empresa já que deu a ela tempo para desenvolver sua própria tecnologia.
Ao migrar do modem da Qualcomm para uma tecnologia própria, a Apple será capaz de alcançar maior eficiência energética e possivelmente um desempenho mais rápido — isso também reduzirá os custos de fabricação, uma vez que ela não terá mais que pagar à Qualcomm pelo componente.
via MacRumors