O melhor pedaço da Maçã.

A participação do iPhone no Flickr está caindo, mas… por quê?

Em comparação com a geração anterior, o iPhone 3GS teve melhorias na câmera — tanto pela resolução, como pela questão do buffer interno —, e com isso o então lançamento da Apple foi parar no primeiro lugar em popularidade no Flickr.

Publicidade

Porém, apesar de ainda manter uma margem bem alta na frente dos demais cameraphones, a participação do smartphone da Apple vem caindo e bastante no gráfico de popularidade do Flickr.

Flickr: Camera Finder

Com o lançamento do app oficial para iPhones/iPods touch, esses números tendem a crescer, certo? Errado. Como comentei no artigo citado, o aplicativo do Flickr ignora o Exif das imagens, ou seja, a foto perde a informação com o modelo da câmera.

Só ontem foram feitos mais de 41 mil uploads com a marca “Taken with an Apple iPhone”. Dá para imaginar quantas fotos foram enviadas através desse novo app e não contam para as métricas? Mesmo assim, ele não é o culpado de tudo, pois é recente demais.

Flickr: Camera Finder

O pessoal do blog The Next Web acredita que quem comprou o iPhone 3GS saiu tirando fotos de tudo para testar o aparelho e agora a febre teria passado. Será que é isso? Quem sabe os usuários estão ocupando seu tempo com os apps de jogos — a moda do momento — e deixaram a câmera de lado.

Publicidade

Já eu, acredito que essa curva do Flickr é bem esquisita e tem certas inconsistências nos resultados… Notem que, há dois meses, publicamos um cenário que mostra o iPhone passando o modelo da Canon, mas esse momento não aparece no novo gráfico. Estranho, não?

Flickr: Camera Finder

Não vou tirar a importância desses dados do Flickr, afinal, quando fui comprar minha câmera SLR, eles ajudaram bastante na escolha do modelo; ainda assim, não deve afetar na decisão de compra do iPhone.

Até onde sabemos, as vendas da Maçã vão muito bem, mas se sua popularidade estiver realmente caindo, vocês têm algum palpite do motivo?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mais um motivo para atualizar para o iPhone OS 3.1: descoberto hack que revela senhas salvas pelo usuário

Próx. Post

Demanda da Apple por memórias NAND flash é alta demais e causa problemas em Taiwan

Posts Relacionados