No mês passado, falamos aqui sobre a atualização mais recente do Projeto CHIP, anteriormente conhecido como Casa Conectada sobre IP (Connected Home over IP). Para quem não tem acompanhado, trata-se de um padrão aberto de automação doméstica desenvolvido pela Zigbee Alliance (que inclui empresas como a IKEA e a Samsung) com a colaboração da Apple, do Google e da Amazon.
Agora, mais uma novidade: sai de cena o nome antigo, e a iniciativa passará a se chamar Matter. A novidade foi anunciada no blog da Zigbee — que, aliás, também mudou de nome e agora passou a se chamar Connectivity Standards Alliance (CSA).
No anúncio, a CSA aproveitou para reforçar que os primeiros produtos certificados pela Matter chegarão até o fim deste ano. A nova marca, assim como o logotipo recém-apresentado que vocês veem acima, foi pensada para unificar todos os dispositivos compatíveis com o padrão.
A novidade é muito bem-vinda, considerando que a missão da Matter é justamente acabar com o conflito entre os diferentes padrões (HomeKit, Alexa e outros) e criar uma casa verdadeiramente conectada, independentemente do ecossistema que você usa. Em outras palavras, você poderá controlar seus dispositivos com a assistente e o aparelho que quiser, sem se preocupar com o sistema ao qual ele está conectado.
Como já explicamos, a tecnologia da Matter se baseará em três formas de comunicação: Bluetooth LE (Low-Energy), Wi-Fi e rede mesh Thread, que ainda está sendo implementada em novos produtos — o HomePod mini e a nova Apple TV 4K, por exemplo, já trazem suporte à tecnologia.
Inicialmente, o padrão cobrirá dispositivos como lâmpadas, cortinas, sistemas de climatização, TVs, fechaduras, portas de garagem, sistemas de segurança e roteadores. Com o tempo, outras categorias serão adicionadas ao protocolo.
Ótimas novidades, portanto — fica a torcida para que tudo dê certo.
via The Verge