O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Projeto CHIP, de automação doméstica, agora chama-se Matter

Com colaboração da Apple, do Google e da Amazon, o protocolo deverá estrear oficialmente até o fim do ano
Matter, novo nome do Projeto CHIP de automação doméstica

No mês passado, falamos aqui sobre a atualização mais recente do Projeto CHIP, anteriormente conhecido como Casa Conectada sobre IP (Connected Home over IP). Para quem não tem acompanhado, trata-se de um padrão aberto de automação doméstica desenvolvido pela Zigbee Alliance (que inclui empresas como a IKEA e a Samsung) com a colaboração da Apple, do Google e da Amazon.

Publicidade

Agora, mais uma novidade: sai de cena o nome antigo, e a iniciativa passará a se chamar Matter. A novidade foi anunciada no blog da Zigbee — que, aliás, também mudou de nome e agora passou a se chamar Connectivity Standards Alliance (CSA).

No anúncio, a CSA aproveitou para reforçar que os primeiros produtos certificados pela Matter chegarão até o fim deste ano. A nova marca, assim como o logotipo recém-apresentado que vocês veem acima, foi pensada para unificar todos os dispositivos compatíveis com o padrão.

A novidade é muito bem-vinda, considerando que a missão da Matter é justamente acabar com o conflito entre os diferentes padrões (HomeKit, Alexa e outros) e criar uma casa verdadeiramente conectada, independentemente do ecossistema que você usa. Em outras palavras, você poderá controlar seus dispositivos com a assistente e o aparelho que quiser, sem se preocupar com o sistema ao qual ele está conectado.

Publicidade

Como já explicamos, a tecnologia da Matter se baseará em três formas de comunicação: Bluetooth LE (Low-Energy), Wi-Fi e rede mesh Thread, que ainda está sendo implementada em novos produtos — o HomePod mini e a nova Apple TV 4K, por exemplo, já trazem suporte à tecnologia.

Inicialmente, o padrão cobrirá dispositivos como lâmpadas, cortinas, sistemas de climatização, TVs, fechaduras, portas de garagem, sistemas de segurança e roteadores. Com o tempo, outras categorias serão adicionadas ao protocolo.

Ótimas novidades, portanto — fica a torcida para que tudo dê certo.

via The Verge

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Tela de Acessibilidade num iPhone

Reino Unido investigará discriminação no iPhone Upgrade Program

Próximo Artigo
Brydge Air MAX+

Brydge anuncia teclado mais robusto para iPads Air e Pro

Posts Relacionados