O melhor pedaço da Maçã.

Linux 5.13 chega com suporte preliminar ao chip M1

iLounge
Linux e chip M1

No mês passado, comentamos que o Linux estava prestes a oferecer suporte (nativo) para Macs com chip M1 com a versão 5.13 — a qual, finalmente, ganhou sua primeira release candidate (RC).

Publicidade

Vale ressaltar que, embora o Linux já tenha rodado em Macs M1, ele oferecia várias limitações técnicas. Com a versão mais recente, o sistema operacional do pinguim terá muito mais facilidade para rodar no SoC1System-on-a-chip, ou sistema em um chip. da Apple.

Esse foi — como esperado — um período de fusão bem grande, mas as coisas parecem ter ocorrido de forma bastante tranquila. Há muito lá dentro [do Linux 5.13]. Fora os drivers, é um pouco de tudo: atualizações de arquitetura (ARM, x86 e PowerPC), documentação, ferramentas e, obviamente, todas as coisas esperadas do kernel principal: sistemas de arquivos, manipulação de processos, VM e redes principais.

Além do suporte (preliminar) ao Apple Silicon, a atualização também apresenta uma variedade de drivers novos e atualizados, bem como melhorias no sistema de arquivos e ferramentas, entre outras novidades.

A versão final do Linux 5.13 deverá ser lançada ao público no fim de junho ou início de julho — isso depende do número de RCs que serão lançadas nas próximas semanas.

Publicidade

É possível baixar a atualização nessa página.

via DebugPoint.com

Notas de rodapé

  • 1
    System-on-a-chip, ou sistema em um chip.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como excluir a sua conta do iFood

Próx. Post

Assistência é multada por vender carregadores Apple falsificados

Posts Relacionados