O melhor pedaço da Maçã.
Maor_Winetrob / Shutterstock.com
Apple Music no Android

Apple Music para Android também indica possível versão HiFi

Os códigos indicam que a Apple já está fazendo os ajustes necessários para lançar o novo plano

De algumas semanas para cá, começaram a circular rumores de dois possíveis anúncios da Apple a serem feitos ainda em maio, ambos relacionados a música: os AirPods de terceira geração e uma nova versão do Apple Music, atualmente apelidada de “Apple Music HiFi” — que, como o próprio nome já sugere, traria áudio de alta fidelidade, com baixíssima (ou nenhuma) compressão.

Publicidade

Após as especulações que ambas as novidades seriam lançadas no dia 18 de maio (mais conhecido como próxima terça-feira), o aplicativo do Apple Music para Android chegou para reforçar os rumores — não necessariamente da data de lançamento, mas ao menos da ideia de que o “Apple Music HiFi” de fato existe e está em fase final de implementação.

A informação foi descoberta pelo pessoal do 9to5Google, que descompilou a versão mais recente do aplicativo para Android e pôde dar uma boa olhada nos códigos que compõem o software. E adivinhem: assim como no Apple Music do iOS 14.6 beta, o aplicativo para Android também passou a trazer referências a duas possíveis modalidades de reprodução lossless — isto é, sem perda de qualidade por conta de compressão.

Nos códigos encontrados, as opções lossless são oferecidas junto a duas outras opções de streaming e download de músicas já existentes: a de alta qualidade e a de economia de dados. Os códigos do app contam, inclusive, com alertas para lembrar usuários que os arquivos lossless consomem muito mais dados e espaço de armazenamento:

Publicidade

Arquivos de áudio lossless ocuparão significativamente mais espaço no seu dispositivo. 10GB poderiam armazenar aproximadamente: 3.000 músicas em alta qualidade, 1.000 músicas lossless ou 200 músicas com lossless de alta resolução.

Streaming de arquivos lossless consumirá uma quantidade significativamente maior de dados. Uma canção de 3 minutos gastará aproximadamente: 1,5MB no modo de economia de dados, 6MB no modo de alta qualidade a 256kbps, 36MB com lossless a 24-bits/48kHz ou 145MB com lossless de alta resolução a 24-bits/192kHz. O suporte varia de acordo com a disponibilidade de cada música, condições de rede e capacidade dos headphones ou alto-falantes conectados.

Vale notar que, ao contrário das pistas encontradas na versão de testes do iOS 14.6, aqui não temos qualquer menção a Dolby Audio ou Dolby Atmos, o que pode indicar que o Apple Music para Android não terá esses recursos extras — no sistema do robozinho, usuários do “Apple Music HiFi” poderão escolher simplesmente entre reprodução “lossless” e “lossless de alta resolução”, pelo visto.

Vamos ver no que tudo isso vai dar, portanto.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WhatsApp suspende por 90 dias bloqueio para quem não aceitar nova política

Próx. Post

Apple deixará de vender mouse, teclado e trackpad na cor cinza espacial

Posts Relacionados