O melhor pedaço da Maçã.

Conceito: iOS com ícones alternativos, novas cores de destaque e mais

Conceito para o iOS 15

No ano passado, o iOS 14 trouxe belas mudanças que tornaram o sistema operacional dos iPhones um pouco mais personalizável. Os widgets trouxeram mais informações para as nossas telas de início e a Biblioteca de Apps nos permitiu organizar melhor nossos aplicativos, separando-os automaticamente em uma nova página.

Publicidade

Bom, quanto mais liberdade de customização, melhor! Então hoje, temos mais um conceito, dessa vez mostrando mais personalizações que poderiam ser implementadas pela Apple no iOS 15.

O conceito é de Parker Ortolani, para o 9to5Mac; nele, o designer vislumbra algumas ideias como a aba Estilos, que estaria presente dentro dos Ajustes e agruparia todas as funções listadas a seguir.

A primeira mudança proposta seria a implementação do Modo Claro/Escuro de forma automática. A função se chamaria Modo Ambiente e usaria os sensores de iluminação dos iPhones para ativar ou desativar o modo de acordo com a iluminação do cômodo. Desta forma, se você apagasse a luz do quarto, por exemplo, seu iPhone ativaria o Modo Escuro; caso a acendesse, ele voltaria ao Modo Claro.

Junto a essa função, o designer propôs que os ícones do iPhone também estejam disponíveis em versões clara/escura. Assim, quando o Modo Escuro fosse ativado, os ícones se transformariam em uma versão um pouco menos chamativa para os olhos.

Publicidade

Outra mudança interessante seria permitir ao usuário alterar a cor de destaque de alguns elementos do iOS como botões, interruptores, palavras-chave e menus. Essa opção já está presente no macOS e, segundo Ortolani, poderia ir até um pouco mais longe no iOS, trazendo opções de cor de acordo com o dispositivo do usuário — com certas cores disponíveis somente em determinados modelos. Esse seria, inclusive, um incentivo para você escolher a cor do seu aparelho.

De longe, a função mais interessante que o designer propôs são os ícones alternativos. Claro, isso já está disponível no iOS por meio do aplicativo Atalhos mas, nesse caso, Parker propõe que eles estejam presentes a poucos toques do usuário e que possam ser baixados pela tal aba Estilos.

O recurso funcionaria da seguinte maneira: designers enviariam seus pacotes de ícones à Apple — que os revisaria, faria uma triagem e os disponibilizaria aos usuários. Segundo ele, esse seria um sistema muito mais restrito do que a análise de aplicativos da App Store. Assim, a Maçã teria o real controle dos ícones de terceiros que estariam disponíveis para download.

Por último, Ortolani sugeriu que a Apple introduza um novo seletor de papéis de parede, um que permita a criação de gradientes inteligentes de imagens e a organização de pacotes de wallpapers de acordo com o tema. Vale notar que havia rumores de essa função ser introduzida no iOS 14, então talvez esse seja o ano.

O designer fez um vídeo mostrando um pouco como todas essas funções poderiam ser implementadas no iOS 15:

O que acharam?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ex-designer da Apple lança alto-falante de luxo com AirPlay 2

Próx. Post

MacMagazine no Ar #424: Corning, MacBooks Air coloridos, “iPhones 13” mais grossos e mais!

Posts Relacionados