A Roblox, plataforma que conta com diversos games, removeu toda e qualquer menção à palavra “jogos” da sua interface. Pode parecer uma mudança pequena, mas ela pode ter implicações importantes no julgamento entre a Epic Games e a Apple.
Conforme apurado pelo The Verge, antes chamada de “Jogos”, a aba no site da Roblox agora se chama “Discover” (“Descobrir”), tendo menções também a “Experiences” (“Experiências”). O termo, segundo um porta-voz da Roblox, é “consistente com a forma como desenvolvemos nossa terminologia para refletir nossa compreensão do metaverso”.
Roblox é uma comunidade online onde as pessoas fazem coisas juntas em mundos virtuais e, ao longo dos anos, começamos a nos referir a esses mundos como experiências, pois eles representam melhor a ampla gama de lugares imersivos em 3D — de obbys [curso de obstáculos] a shows virtuais — que as pessoas podem desfrutar junto a seus amigos.
Por que a mudança aconteceu?
Há uma resposta: a batalha entre Epic e Apple. A definição do que realmente constitui um jogo — e se a Roblox hospeda especificamente jogos criados por usuários — foi muito importante durante o julgamento, que ainda está rolando.
Um dos tópicos principais para a Epic é provar que Fortnite é mais do que um jogo. Afinal, sendo considerado assim, ele não seria submetido às limitações da App Store e poderia operar uma loja própria, bem como realizar transações dentro do aplicativo.
Ora, se a Roblox tem permissão para ganhar dinheiro hospedando milhões de jogos dentro do aplicativo sem enviar cada um deles para análise individual, é difícil argumentar que outros aplicativos de jogos não mereçam a mesma liberdade, não é mesmo?
A posição da Apple e mais emails revelados
Durante a semana passada, Trystan Kosmynka (um dos diretores da Apple responsáveis pela App Store), testemunhando no julgamento, argumentou que a Maçã não considerava que a Roblox oferecia jogos.
Os jogos, segundo Kosmynka, precisam ter um começo e um fim bem definidos, bem como desafios para os jogadores superarem. “Eu vejo as experiências na Roblox semelhantes às de Minecraft”, disse ele a certa altura. “Estes são mapas. Estes são mundos. E eles têm limites do que são capazes.”
Contudo, em um email de 2017 revelado durante o julgamento, Kosmynka perguntou à equipe de revisão de aplicativos se a Roblox (que ele digitou incorretamente como “Roboblox”) seguia as diretrizes e disse estar “surpreso por ter sido aprovado” pelo conselho de revisão.
Nesse tópico, Stoney Gamble, gerente de suporte a aplicativos, apontou que o jogo foi inicialmente rejeitado no fim de 2014 porque se tratava de um serviço de streaming de jogos, os quais não entram em análise. Um mês depois, o app foi aprovado sem nenhuma reclamação oficial do conselho executivo de revisão, que detém a palavra final sobre esses assuntos.
A Roblox, que movimentou US$1,1 bilhão ao longo de 2020 na App Store, definitivamente não ganha em nada entrando nesse quesito das regras da App Store em meio à guerra declarada entre as gigantes.
Vamos acompanhar o desenrolar dessa novela…