O melhor pedaço da Maçã.
Roblox

Roblox diz ser uma “experiência”, não um “jogo”; entenda a polêmica

A Roblox, plataforma que conta com diversos games, removeu toda e qualquer menção à palavra “jogos” da sua interface. Pode parecer uma mudança pequena, mas ela pode ter implicações importantes no julgamento entre a Epic Games e a Apple.

Publicidade

Conforme apurado pelo The Verge, antes chamada de “Jogos”, a aba no site da Roblox agora se chama “Discover” (“Descobrir”), tendo menções também a “Experiences” (“Experiências”). O termo, segundo um porta-voz da Roblox, é “consistente com a forma como desenvolvemos nossa terminologia para refletir nossa compreensão do metaverso”.

Roblox é uma comunidade online onde as pessoas fazem coisas juntas em mundos virtuais e, ao longo dos anos, começamos a nos referir a esses mundos como experiências, pois eles representam melhor a ampla gama de lugares imersivos em 3D — de obbys [curso de obstáculos] a shows virtuais — que as pessoas podem desfrutar junto a seus amigos.

Por que a mudança aconteceu?

Há uma resposta: a batalha entre Epic e Apple. A definição do que realmente constitui um jogo — e se a Roblox hospeda especificamente jogos criados por usuários — foi muito importante durante o julgamento, que ainda está rolando.

Um dos tópicos principais para a Epic é provar que Fortnite é mais do que um jogo. Afinal, sendo considerado assim, ele não seria submetido às limitações da App Store e poderia operar uma loja própria, bem como realizar transações dentro do aplicativo.

Publicidade

Ora, se a Roblox tem permissão para ganhar dinheiro hospedando milhões de jogos dentro do aplicativo sem enviar cada um deles para análise individual, é difícil argumentar que outros aplicativos de jogos não mereçam a mesma liberdade, não é mesmo?

A posição da Apple e mais emails revelados

Durante a semana passada, Trystan Kosmynka (um dos diretores da Apple responsáveis pela App Store), testemunhando no julgamento, argumentou que a Maçã não considerava que a Roblox oferecia jogos.

Os jogos, segundo Kosmynka, precisam ter um começo e um fim bem definidos, bem como desafios para os jogadores superarem. “Eu vejo as experiências na Roblox semelhantes às de Minecraft”, disse ele a certa altura. “Estes são mapas. Estes são mundos. E eles têm limites do que são capazes.”

Publicidade

Contudo, em um email de 2017 revelado durante o julgamento, Kosmynka perguntou à equipe de revisão de aplicativos se a Roblox (que ele digitou incorretamente como “Roboblox”) seguia as diretrizes e disse estar “surpreso por ter sido aprovado” pelo conselho de revisão.

Nesse tópico, Stoney Gamble, gerente de suporte a aplicativos, apontou que o jogo foi inicialmente rejeitado no fim de 2014 porque se tratava de um serviço de streaming de jogos, os quais não entram em análise. Um mês depois, o app foi aprovado sem nenhuma reclamação oficial do conselho executivo de revisão, que detém a palavra final sobre esses assuntos.


A Roblox, que movimentou US$1,1 bilhão ao longo de 2020 na App Store, definitivamente não ganha em nada entrando nesse quesito das regras da App Store em meio à guerra declarada entre as gigantes.

Vamos acompanhar o desenrolar dessa novela…


Ícone do app Roblox
Roblox de Roblox Corporation
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 2.617.655 (248.9 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iOS 14.6 expõe “Beats Studio Buds”, fones totalmente sem fio da marca

Próx. Post

AirTags podem ser usados como tags NFC

Posts Relacionados