O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Macs

Novos Macs vêm aí, com chip de até 40 núcleos de CPU e 128 de GPU!

MacBook Pro, MacBook Air, Mac mini, iMac e Mac Pro… sim, teremos novidades em toda a linha!

Vêm novos Macs por aí. Ao menos é o que afirmou Mark Gurman em sua mais nova publicação na Bloomberg. O famoso leaker da Apple disse que a Maçã está se preparando para lançar notebooks e desktops com design renovado, mais conectividade e, obviamente, processadores mais rápidos.

Publicidade

Essa repaginada será geral, segundo ele: MacBook Pro, MacBook Air, Mac mini, iMac e Mac Pro ganharão novos modelos — sim, o iMac também, afinal a Apple precisa lançar um sucessor para o atual modelo de 27 polegadas.

Novos MacBooks Pro

Os novos MacBooks Pro são esperados para este ano, ainda. De codinomes J314 e J316, eles deverão trazer telas de 14 e 16 polegadas e uma oferta muito maior de conectores se comparados aos modelos atuais (MagSafe, HDMI e slot para cartões SD).

Gurman comentou que a Apple está planejando dois chips diferentes para esses MacBooks Pro, de codinomes “Jade C-Chop” e “Jade C-Die”: ambos teriam 8 núcleos de alto desempenho e 2 núcleos de baixo consumo de energia (total de 10); já a variação de núcleos gráficos ficará entre 16 e 32. Comparativamente, o M1 é equipado com 4 núcleos de alto desempenho, 4 núcleos com eficiência energética e 7-8 núcleos gráficos.

Publicidade

Os futuros chips também incluem até 64GB de memória contra um máximo de 16GB do M1, o que definitivamente os tornam perfeitos para as linhas profissionais da Apple. Eles terão um Neural Engine aprimorado (para processamento de tarefas de aprendizado de máquina) e permitirão mais portas Thunderbolt além das duas atuais do M1.

Com essa nova geração, a Apple provavelmente deixará de lado os modelos de MacBooks Pro equipados com Intel, os quais são vendidos até hoje.

Novo MacBook Air

Um novo MacBook Air está planejando para o começo de 2022, segundo Gurman. O chip dele (de codinome “Staten”) incluirá o mesmo número de núcleos do M1, mas será mais rápido.

Já na parte gráfica, ele teria nove ou dez em vez dos atuais sete ou oito; e tal chip não equiparia apenas os futuros MacBooks Air, não: a Apple continuaria vendendo um MacBook Pro de 13″ com esse processador, algo como um “MBP de baixo custo”.

Novo Mac mini

A Apple também está supostamente trabalhando em uma versão mais poderosa do Mac mini (codinome J374), o qual também será equipado com esse novo chip sucessor do M1.

Segundo Gurman, ele deverá ter quatro portas em vez das duas atuais, se posicionando como o Mac mini topo-de-linha — muito provavelmente fazendo a Apple limar de vez os modelos Intel vendidos atualmente. Ele, contudo, disse que tal Mac poderá atrasar ou até mesmo ser cancelado momentaneamente, mas que eventualmente ele sairá.

Um iMac ainda maior

Sobre o futuro iMac maior, Gurman comentou que a Apple está trabalhando em um novo iMac, mas que seu desenvolvimento foi interrompido meses atrás, em parte para permitir que as equipes se concentrassem no lançamento do modelo de 24 polegadas.

Futuros Macs Pro

Se a sua praia é o desktop profissional da Apple, saiba que Gurman também comentou sobre eles. O leaker acredita que serão dois modelos de Macs Pro, ambos planejados para 2022. Eles teriam duas opções de processadores (codinomes “Jade 2C-Die” e “Jade 4C-Die”), os quais serão 2x ou 4x mais rápidos que os planejados para os novos MacBooks Pro.

Esses novos processadores deverão ter variações de 20 e 40 núcleos de computação (16 ou 32 núcleos de alto desempenho e 4 ou 8 núcleos de alta eficiência). Os chips também incluiriam opções de 64 ou 128 núcleos para gráficos!

Publicidade

O novo Mac Pro está em desenvolvimento há vários meses, segundo Gurman, e deverá se parecer com uma versão menor do design atual, lançado em 2019.

Novo Mac Pro com chip Intel?

Ainda que os planos para o Mac Pro sejam esses, o desenvolvedor Steve Moser encontrou hoje referências a um possível Mac Pro com um processador Intel i9 de 10 núcleos não lançado no macOS Big Sur 11.4 RC, lançado ontem pela Apple.

Como os Macs Pro com Apple Silicon são esperados apenas em 2022, é bem possível que a empresa lance neste ano um último modelo Intel antes de fazer a migração para seus próprios chips no desktop profissional, como informou o MacRumors.


Pelo visto, Gurman decidiu revelar todos os planos da linha Mac. 😳

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Deezer agora tem reprodução offline no Apple Watch

Próximo Artigo
Lossless

O que é áudio lossless e por que ele não é para qualquer um

Posts Relacionados