O melhor pedaço da Maçã.

Review: microfone Maono PD200X, com conexões USB-C e XLR

Eventos virtuais, criação de conteúdo, trabalho remoto… a lista de cenários que requerem uma captação de áudio de qualidade hoje em dia é enorme e é exatamente por este motivo que a Maono criou o PD200X, um microfone dinâmico com conexões USB-C e XLR, adequado para diversas necessidades.

Publicidade

Eu tive a oportunidade de testá-lo nas últimas semanas e trago as minhas impressões a seguir.

Microfone dinâmico unidirecional

Um microfone dinâmico funciona como um alto-falante invertido, transformando o sinal pelo movimento de uma bobina de metal enrolada em um ímã permanente afixado a um diafragma que vibra quando o som o atinge. E esse é o caso do modelo em questão. Por ser do tipo unidirecional/cardioide, é importante saber que ele é mais sensível aos sons captados de forma frontal e direta, reduzindo assim os ruídos paralelos do ambiente.

Com uma resposta de frequência ultra-ampla de 40Hz-16kHz, a cápsula de microfone integrada busca ajudar a capturar graves profundos, agudos delicados e tons médios nítidos, que vamos conferir logo mais.

Unboxing

A compacta caixa apresenta o microfone e suas características. Na parte de dentro, protegendo o microfone, temos uma espécie de casulo de espuma.

O microfone já vem montado em seu shock mount. O restante do conteúdo inclui o cabo USB-C para USB-A/C, o adaptador de 5/8” para 3/8” (para o suporte) e o manual.

Publicidade

O manual está disponível [PDF] em inglês, alemão, chinês e japonês. A Maono encaminhou também um braço articulado e um cabo XLR que são vendidos à parte ou em formato de kit em sua página.

Construção

Fabricado em metal, o microfone possui três botões: um multifuncional que ajusta o ganho do microfone (luz verde) ou o áudio do fone de ouvido (azul), que pode ser conectado a ele; e um botão para silenciar o microfone (a luz ao redor do botão multifuncional ficará vermelha quando ativado).

Publicidade

Na parte inferior, onde o cabo USB-C/XLR é conectado, há uma saída P2 para fones de ouvido (que permite obter um retorno, isto é, acompanhar o que está sendo gravado sem latência) e o terceiro botão, usado para ligar/desligar e personalizar o LED disponível — aperte e pressione por dois segundos para ativar a troca de cores e altere a cada nova pressionada entre branco, RGB ou um padrão de mudança constante.

O microfone é bonito, moderno e traz um perfil sóbrio, podendo ser alterado de acordo com sua seleção de cor, graças às luzes RGB — que podem ser ativadas/desativas e personalizadas com um toque de botão ou pelo aplicativo Maono Link.

Maono Link

O aplicativo Maono Link, de download gratuito, pode ser utilizado para ativar/desativar e personalizar dentre as nove cores disponíveis de iluminação. O app conta, ainda, com um utilitário de áudio, equalizador, limitador e compressor para ajustes quando utilizado de forma digital, com o cabo USB.

Por ora, infelizmente, a Maono não tem planos de lançar uma versão mobile do utilitário.

Qualidade de áudio

Para testar a qualidade, realizei três gravações com o QuickTime em meu Mac. Todos os três trechos foram feitos sem qualquer melhoria ou efeito, e as gravações foram realizadas em um mesmo ambiente, com o ar-condicionado ligado.

Teste de gravação com o microfone dos AirPods Pro (segunda geração)
Teste de gravação com o microfone do MacBook Pro de 14″
Teste de gravação com o microfone Maono PD200X

Os resultados foram bastante significativos nos testes realizados. Ah, e se você acompanhou o MacMagazine no Ar #521, a gravação do meu áudio foi feita com ele.

YouTube video

Conclusão

O microfone Maono PD200X está disponível no site da Maono e custa US$79no AliExpress, ele sai por R$434. Além da versão preta, que eu recebi, ele também conta com uma branca.

Considerando a qualidade do microfone, incluindo sua construção, facilidade de uso, o software que complementa seu uso e seu preço, observamos que ele tem um bom custo-benefício.

Como sempre, vale lembrar que a qualidade do áudio captado pode variar conforme o ambiente e o tratamento acústico realizado (ou não) no material gravado.

Se você busca um microfone para o propósito apresentado pela fabricante com seu produto — eventos virtuais, criação de conteúdo, trabalho remoto, jogos… —, o PD200X é uma excelente opção!

Já conhecia a Maono? Ficou interessado neste modelo? Não deixe de participar nos comentários! 🎙️

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Os 5 artigos mais lidos no MacMagazine: de 9 a 16 de abril

Próx. Post

Twitter: como remover um seguidor sem bloqueá-lo [web]

Posts Relacionados