O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Executivo do Spotify chama Apple de “valentona implacável” em coluna no WSJ

Horacio Gutierrez fez mais um clamor para que as leis antimonopólio dos EUA sejam revisadas
Apple Music, AirPods e Spotify
nikkimeel / Shutterstock.com

Não é de hoje que o Spotify está em pé de guerra com a Apple: a gigante sueca do streaming, além de ser a principal concorrente de um dos principais serviços da Maçã (o Apple Music), posicionou-se inteiramente ao lado da Epic Games na briga contra a gigante de Cupertino, acusando-a diversas vezes de práticas abusivas e monopolistas na App Store.

Publicidade

Agora, mais um ataque: desta vez, vindo de Horacio Gutierrez, diretor jurídico e chefe de questões internacionais do Spotify. Em uma coluna escrita no Wall Street Journal, Gutierrez classificou a Apple como uma “grande companhia, mas também uma valentona implacável” — e reforçou, ainda, a necessidade por mudanças nas leis antimonopólio dos Estados Unidos.

O executivo reiterou alguns dos argumentos já feitos pelo Spotify e por outras empresas (como a própria Epic) nos últimos meses, afirmando que a Apple utiliza sua posição de poder e domínio econômico para sufocar a concorrência. A principal crítica de Gutierrez, claro, está relacionada à taxa cobrada pela Maçã nas vendas e assinaturas feitas dentro de aplicativos na App Store.

A empresa [Apple] argumentou recentemente que o Spotify paga 15% da sua receita em apenas 0,5% das suas assinaturas. Mas isso acontece porque a exorbitante taxa de 30% cobrada pela Apple em novas assinaturas nos obrigou a desativar as In-App Purchases em 2016. Fazia mais sentido pra nós, em termos de negócios, cortar a opção de fazer assinaturas dentro dos aplicativos para iPhone e iPad do que absorver a taxa de 30% para novos assinantes.

Ele também apontou um suposto desequilíbrio entre as condições de concorrência do Spotify (e de outros serviços de streaming) em relação ao Apple Music:

Publicidade

Em segundo lugar, as regras antidirecionamento da Apple, contidas nas regras que impõe aos desenvolvedores, impede que empresas forneçam aos seus usuários um caminho direto a uma assinatura [fora dos domínios do iOS] ou se comuniquem com os usuários sobre formas de acessar ofertas e promoções. A Apple não coloca nenhum desses limites no Apple Music, o seu serviço que compete com o Spotify. Então se um cliente está usando o Spotify gratuito em seu iPhone, ele não pode assinar o Spotify Premium sem pagar uma taxa à Apple — e o Spotify não pode avisá-lo que ele pode fazer a mesma assinatura num computador para obter uma oferta melhor. Depois de um ano, a Apple passa a cobrar uma taxa de 15% da assinatura, mas esse benefício é insignificante para minha empresa porque o Spotify terá sido 30% mais caro do que o Apple Music no momento crucial em que o consumidor escolhe entre as duas plataformas.

Gutierrez faz ainda uma listagem de todas as investigações ao redor do mundo contra as possíveis práticas monopolistas da Apple, e lembrou que a luta contra essas práticas não é mais repetida apenas por vozes pequenas e particulares — várias empresas, governos e órgãos ao redor do mundo estão despertando em relação ao assunto, segundo o executivo.

Ele afirmou, ainda, não esperar que o Spotify receba tratamento especial ou condições específicas — o executivo pede apenas que a Apple dê um tratamento justo aos desenvolvedores em geral, seja por iniciativa própria ou por decisões judiciais.


Ícone do app Spotify - Música e Podcasts
Spotify - Música e Podcasts de Spotify Ltd.
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple WatchesCompatível com Apple TV
Versão 8.6.30 (158.9 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via MacRumors

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Memojis de acessibilidade

Apple anuncia melhorias voltadas para pessoas com deficiências

Próximo Artigo
Pulseira de titânio da Nomad para Apple Watch

Nomad lança belas pulseiras de aço e titânio para o Apple Watch

Posts Relacionados