O melhor pedaço da Maçã.

Google segura updates após mudanças de privacidade na App Store

Há cerca de um mês, mais precisamente no dia 8 de dezembro, as chamadas “informações nutricionais” de aplicativos se tornaram obrigatórias. Na prática, isso quer dizer que qualquer aplicativo (seja um novo ou uma “simples” atualização) enviado à App Store agora precisa necessariamente informar quais dados relacionados a usuários são monitorados/rastreados.

Publicidade

Já sabemos, por exemplo, que o Facebook é o campeão de rastreamento — não apenas ele, como também o seu mensageiro. Mas e os apps do Google, que também costuma estar envolvido em polêmicas do tipo (monitoramento de dados alheios), como será que estão? Bem, difícil dizer.

Isso porque, desde o dia 8/12, nenhum aplicativo do Google foi atualizado — como muito bem notou a Fast Company. O último update liberado pela empresa foi para um dos seus apps criados para iPhones e iPads foi no dia 7/12. E, como os apps não foram atualizados, essas informações ainda não estão disponíveis para usuários, como podemos ver abaixo.

Aviso de privacidade nos apps do Google

Pode ser uma coincidência? Pode, é claro; por outro lado, diversos apps para Android (Google Maps, Google Duo, Gmail e YouTube, por exemplo) ganharam updates ao longo do mês de dezembro.

Publicidade

O Google não se manifestou, mas tudo leva a crer que a empresa está simplesmente adiando o envio de novas versões dos seus aplicativos para a App Store no intuito de não revelar (pelo menos momentaneamente) tais informações de rastreamento — talvez justamente por ver a reação negativa ao Facebook nas últimas semanas.

O problema? A empresa está apenas adiando algo inevitável. Em breve, todos eles — ao menos os principais — precisarão ser atualizados, seja para implementar uma nova função ou para corrigir algum bug grave. E, aí, nós conheceremos suas “informações nutricionais” de uma vez por todas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Bose lança fones sem fio esportivos que não tampam os ouvidos

Próx. Post

Por pandemia, Minecraft Earth será encerrado em junho próximo

Posts Relacionados