É estranho o porquê disso ter demorado tanto tempo, mas a espera finalmente acabou: a partir da semana que vem, alguns veículos passarão a ter acesso ao novo Google AdSense para feeds, com um lançamento geral previsto para “breve”. Sim, “Ads by Google” começarão a aparecer em feeds aqui e acolá, você irá notar.
Quem já estiver dentro da FeedBurner Ad Network continuará a ver anúncios premium via CPM em seu conteúdo, mas agora terão também o bônus de anúncios contextuais para complementar seu inventário de propaganda.
O AdSense para feeds funciona tal como o tradicional: suas vendas são feitas pelo programa Google AdWords. Veículos poderão gerenciar suas unidades de anúncios pelas próprias configurações do AdSense, com todos os recursos e relatórios tradicionais ao seu alcance. Será possível controlar, inclusive, a freqüência e regras de veiculação de anúncios em feeds, sem que seja preciso mexer em templates do sistema de publicação de conteúdo do site.
A novidade é apenas uma das várias que a fusão do FeedBurner com o Google nos trará. Vamos torcer para que venham coisas ainda mais bacanas por aí, em breve.