Para o tanto que se fala sobre o potencial revolucionário e transformador da realidade aumentada, pouco foi o que nós vimos até agora de aplicações realmente úteis, que enriqueçam o nosso dia a dia e as tarefas que costumamos realizar.
Neste sentido, a mais nova criação da equipe responsável pelo TeamViewer pode ser um experimento bem interessante. O aplicativo lifeAR, já disponível para iOS e Android, tem um propósito simples: colocar a realidade aumentada nas suas tarefas cotidianas, permitindo que a sua comunicação, escolhas e tomada de decisões ganhem uma nova camada.
Na essência, o lifeAR é um aplicativo de videochamada no qual você pode se comunicar com família, amigos e colegas de trabalho como outro qualquer. Entretanto, o “pulo do gato” está nos diversos elementos em realidade aumentada que você e a pessoa do outro lado podem adicionar no vídeo: emojis, reações, apontamentos, anotações e outros recursos de interação multimídia.
Com isso, você pode fornecer (ou obter) ajuda em uma tarefa doméstica, pedir opiniões sobre qual roupa escolher numa loja, ver as diferentes reações dos seus contatos em relação a um trabalho e muito mais — a imaginação é o limite, e o site do lifeAR tem uma série de cenários nos quais o app pode ser útil.
Vale notar que, no melhor espírito de realidade aumentada, suas “anotações” são anexadas permanentemente aos objetos e locais da vida real — ou seja, toda vez que você estiver conversando com alguém, suas interações anteriores (ou as dos seus interlocutores) aparecerão nos elementos de antes até que você as apague. Você pode conversar com até seis pessoas ao mesmo tempo; as comunicações podem ser gravadas e pausadas diretamente pelo app, também.
O lifeAR é um serviço gratuito e pode ser baixado gratuitamente na App Store e no Google Play. Curioso, não?