O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Desmonte inicial do novo iMac revela boas (e más) mudanças

Poucos dias após o lançamento do iMac com chip M1, a iFixit (que está sempre a postos) publicou os resultados iniciais da sua averiguação (vulgo desmonte) das partes internas do novo modelo — revelando grandes mudanças no formato de pequenos componentes em relação às versões anteriores do desktop tudo-em-um da Maçã.

Publicidade

O iMac nas mãos da iFixit é equipado com uma CPU1 e uma GPU2 de 8 núcleos, além de 8GB de memória integrada.

Vale notar que os componentes internos dessa máquina são ligeiramente diferentes daqueles que equipam o modelo com GPU de 7 núcleos, já que os dois têm sistemas de ventilação diferentes.

Curiosidade: o novo iMac tem *exatamente* a mesma espessura de dois iPads Pro empilhados.

iMac e iPads Pro

Como de costume, o desmonte começa com uma imagem raio-X — a qual é sempre divertida de conferir pois oferece uma visão geral dos componentes internos. Nesse sentido, as radiografias mostram duas placas de metal, bem como o fato de que a antena embutida não tem mais o formato de uma maçã (à frente do logo traseiro da Apple).

Raio-X do novo iMac

A maioria absoluta dos componentes internos está concentrada na parte inferior do novo iMac — tanto que o “queixo” da máquina serve justamente para isso. Mais precisamente, o “queixo” abriga a placa lógica, os alto-falantes e os dois ventiladores um tubo de calor (heat pipe) de cobre.

Ademais, o novo iMac é lacrado com “o clássico adesivo do iMac”, o qual a iFixit diz não ser tão pegajoso quanto os adesivos usados em iPads. Para além disso, não há mais uma “barreira” de metal para bloquear o acesso aos cabos internos.

Desmonte do novo iMac

Comparado aos iMacs equipados com chips Intel, a placa lógica do M1 é a menor de todas — naturalmente, já que o SoC3 integra CPU, GPU e o chip de inteligência artificial (Neural Engine). Isso, por outro lado, complica ainda mais o reparo da máquina.

Placa lógica do novo iMac

No entanto, há um “botão misterioso” com três LEDs4 abaixo da placa lógica, cuja função será revelada pela iFixit posteriormente.

Eles também planejam compartilhar detalhes do sensor Touch ID do novo Magic Keyboard e sobre os novos alto-falantes da máquina, bem como a pontuação de reparabilidade do desktop.

Publicidade

Aguardemos! 😃

Atualização, por Eduardo Marques25/05/2021 às 21:05

A iFixit compartilhou a segunda parte do desmonte do iMac de 24″, confira nesse outro artigo.


iMac de 24 polegadas (azul)
iMac de 24″ de Apple Preço à vista: a partir de R$15.839,10
Preço parcelado: em até 12x de R$1.466,58
Características: chip M1
Cores: azul, verde, rosa, prateado, amarelo, laranja ou roxo
Lançamento: abril de 2021

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão por cada venda concluída por meio dos links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Lote 13 do leilão da Receita Federal

Leilão da Receita Federal tem iPhones, Apple Watches, produtos do Google e mais!

Próximo Artigo
Conceito: "iPhone SE 3"

Conceito: iPhone SE com hole-punch e Touch ID no botão de ligar

Posts Relacionados