O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

O que é e como funciona o recurso Palco Central, do iPad Pro

Um recurso que talvez tenha passado despercebido por muita gente no último evento da Apple envolve a nova geração de iPads Pro.

Publicidade

Além de contar com um processador M1 e uma tela Liquid Retina XDR (no modelo de 12,9 polegadas), o novo tablet possui um recurso bastante interessante, batizado de Palco Central (Center Stage).

Com a ajuda da nova câmera frontal ultra-angular de 12 megapixels, que possui um amplo ângulo de visão de 122º, usuários podem usar aplicativos de videoconferência e serem “seguidos” por ela.

Esse truque funciona com a ajuda de duas tecnologias: a câmera em si, que possui um maior ângulo de visão que o normal; e o aprendizado de máquina (machine learning), que fica constantemente “de olho” para reconhecer o seu rosto e acompanhar o seu movimento.

Publicidade

Se houver mais pessoas dentro do quadro, o iPad inclusive vai reconhecê-las e centralizá-las automaticamente para que todos fiquem visíveis na tela.

Além de funcionar com o FaceTime, o Palco Central também está disponível para que os desenvolvedores possam incorporá-lo em seus aplicativos, graças a uma API1 pública — apps como Zoom e Cisco Webex, por exemplo, já funcionam com o recurso.


Ícone do app ZOOM Cloud Meetings
ZOOM Cloud Meetings de Zoom Video Communications, Inc.
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 5.10.4 (186.3 MB)
Requer o iOS 8.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Webex Meetings
Webex Meetings de Cisco
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 42.5.1 (251.4 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Porém, se por algum motivo você quiser desativar o Palco Central em algum aplicativo, saiba que é possível. Para isso, vá em Ajustes, selecione o aplicativo desejado e desmarque a opção “Palco Central”.

Publicidade

Quem acompanha um pouco os lançamentos da Amazon deve se lembrar que, recentemente, ela lançou o Echo Show 10 com um recurso parecido (que rastreia o usuário para poder mantê-lo enquadrado na tela).

A diferença é que, no caso desse alto-falante inteligente, o rastreio é feito usando um motor localizado na sua base que muda de direção de acordo com a análise constante dos movimentos do usuário.

Apesar de estar disponível apenas nos novos iPads Pro, é de se esperar que, com o tempo, a Apple leve o Palco Central para outros dispositivos como o Mac e, quem sabe, até os iPhones. 😄

Publicidade
iPads Pro de 11″ e de 12,9″

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão de vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

via Gizmodo, MacStories

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Organizando o Dock do macOS

Como organizar os ícones do Dock usando o Terminal [Mac]

Próximo Artigo
AirPods Max

O que é Apple Digital Master? É a mesma coisa que lossless?

Posts Relacionados