O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Conceito: widgets interativos e mais úteis para o iOS 15

Isso possibilitaria realizar mais tarefas diretamente pela tela de início do aparelho
Conceito widgets interativos utilitários intro

Com o lançamento do iOS 14, no ano passado, a Apple nos trouxe a opção de adicionar os famigerados widgets à tela de início de nossos iPhones. Essa era uma função que usuários esperavam há bastante tempo, mas que quando foi implementada pela Maçã deixou um pouco a desejar.

Publicidade

Isso porque a Apple restringiu bastante a funcionalidade dos widgets, não permitindo muita interação com o usuário além de acessar o app em questão. A empresa disse que essas restrições visam aumentar a vida útil da bateria do dispositivo.

De qualquer forma, muitos usuários ficaram pensando: quando veremos widgets realmente interativos no iOS?

O conceito a seguir é de Parker Ortolanipara o 9to5Mac; nele, o designer imaginou como seriam esses widgets mais interativos.

Comunicação

O designer começou imaginando widgets para os aplicativos de comunicação do iOS. O do Telefone mostraria seus contatos favoritos, permitindo realizar ligações a partir da tela de início.

Conceito widgets interativos

Já o do Mail mostraria a contagem de emails em cada inbox, além de acesso rápido a algumas funções, como buscar, filtros, anexos e compor.

O widget dos Contatos, por sua vez, ofereceria a possibilidade de realizar ligações ou mandar mensagens e iniciar ligações por FaceTime — todos pelo mesmo local. Já o widget do Mensagens permitiria fixar suas conversas diretamente na tela de início.

Informações

Os widgets abaixo permitiriam a visualização rápida de informações na tela de início, como por exemplo a contagem de passos do app Saúde (que por acaso já existe em apps de terceiros), o balanço financeiro do Apple Card e seus gastos semanais pelo Wallet, o último livro aberto no Apple Livros ou os aplicativos em destaque na App Store.

Conceito widgets interativos

Utilitários

Já os utilitários poderiam ser realmente muito úteis na tela de início. O widget da Calculadora permitiria fazer contas rápidas; o da Bússola mostraria a direção sempre que o widget estivesse visível; no do app Câmera, teríamos atalhos para selfies, vídeo, etc.; já no widget do Gravador poderíamos… dali mesmo.

Conceito widgets interativos utilitários

Além desses, Parker imaginou widgets para o app Casa que, a partir de interruptores, permitiria o controle de acessórios HomeKit na tela de início. E o widget do Safari, que seria perfeito para guardar seus sites favoritos e acessá-los o mais rápido possível.

Conceito widgets interativos utilitários painel

Como podemos ver, o designer apresentou várias ideias legais que, caso implementadas, tornariam os widgets muito mais úteis.

Algo assim será apresentado? Difícil dizer — ontem, porém, nós publicamos algumas novidades interessantes que podem estar chegando com o iOS 15. Saberemos ao certo no dia 7 de junho, na keynote de abertura da WWDC21, onde a Apple apresentará, pela primeira vez, os novos sistemas operacionais — e talvez algumas surpresas.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Michiel Huisman

Apple TV+: Michiel Huisman junta-se a Luke Evans em "Echo 3"

Próximo Artigo
LeBron James com os Beats Studio Buds

LeBron James aparece em fotos usando os Beats Studio Buds, ainda não lançados

Posts Relacionados