Talvez para arrefecer sua imagem já tão arranhada de tantos lados, o Facebook tem empenhado boas doses de energia nos últimos anos para combater a disseminação de desinformação e fake news nas suas plataformas. Hoje, a rede anunciou mais medidas nesse sentido.
A partir de agora, perfis ou páginas do Facebook que compartilhem conteúdos falsos ou enganosos repetidamente começarão a ter seu alcance diminuído na rede. Isso ocorrerá em adição ao que já acontecia antes — a plataforma já tinha recursos para identificar postagens com fake news e reduzir o alcance delas, mas agora o próprio perfil que costuma compartilhar essas desinformações será menos visível para outros usuários, assim como toda a sua atividade.
Se você tentar seguir um dos perfis ou páginas marcados pelo Facebook, o aplicativo exibirá uma janela popup informando que aquela é uma fonte costumeira de informações falsas — você poderá voltar atrás na sua decisão ou seguir a página do mesmo jeito. Será possível, ainda, tocar no ícone de informações (o “i” minúsculo) para obter mais dados sobre a desinformação compartilhada pela fonte.
Como já acontece, o Facebook trabalhará com agências checadoras de fatos no mundo todo para classificar as informações compartilhadas na plataforma.
Na leva de novidades de hoje, a rede atualizou também as notificações recebidas pelos usuários caso algum conteúdo compartilhado anteriormente seja classificado como falso ou enganoso pelas agências — agora, a notificação incluirá um artigo comprovando que a informação é falsa e um botão para compartilhar essa correção com os seus seguidores. O aviso também informará sobre as novas medidas contra perfis ou páginas que compartilham fake news repetidamente.
Muito bem, então — fica a torcida para que as novidades tragam resultados positivos.
via The Verge