O melhor pedaço da Maçã.

Facebook diminuirá alcance de perfis que disseminam fake news

A rede também avisará caso você tente seguir uma página que compartilha desinformação repetidamente
Novas medidas do Facebook contra fake news

Talvez para arrefecer sua imagem já tão arranhada de tantos lados, o Facebook tem empenhado boas doses de energia nos últimos anos para combater a disseminação de desinformação e fake news nas suas plataformas. Hoje, a rede anunciou mais medidas nesse sentido.

Publicidade

A partir de agora, perfis ou páginas do Facebook que compartilhem conteúdos falsos ou enganosos repetidamente começarão a ter seu alcance diminuído na rede. Isso ocorrerá em adição ao que já acontecia antes — a plataforma já tinha recursos para identificar postagens com fake news e reduzir o alcance delas, mas agora o próprio perfil que costuma compartilhar essas desinformações será menos visível para outros usuários, assim como toda a sua atividade.

Se você tentar seguir um dos perfis ou páginas marcados pelo Facebook, o aplicativo exibirá uma janela popup informando que aquela é uma fonte costumeira de informações falsas — você poderá voltar atrás na sua decisão ou seguir a página do mesmo jeito. Será possível, ainda, tocar no ícone de informações (o “i” minúsculo) para obter mais dados sobre a desinformação compartilhada pela fonte.

Como já acontece, o Facebook trabalhará com agências checadoras de fatos no mundo todo para classificar as informações compartilhadas na plataforma.

Na leva de novidades de hoje, a rede atualizou também as notificações recebidas pelos usuários caso algum conteúdo compartilhado anteriormente seja classificado como falso ou enganoso pelas agências — agora, a notificação incluirá um artigo comprovando que a informação é falsa e um botão para compartilhar essa correção com os seus seguidores. O aviso também informará sobre as novas medidas contra perfis ou páginas que compartilham fake news repetidamente.

Publicidade

Muito bem, então — fica a torcida para que as novidades tragam resultados positivos.


Ícone do app Facebook
Facebook de Meta Platforms, Inc.
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple TV
Versão 460.0.0 (335.1 MB)
Requer o iOS 13.4 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via The Verge

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções na App Store: The Tea App, Artech, PopDo e mais!

Próx. Post

Roteadores eero 6, da Amazon, ganham suporte ao HomeKit

Posts Relacionados