O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

O que é IMEI e como identificá-lo [iPhone, iPad e Apple Watch]

iPhone e Apple Watch
Foto de Daniel Korpai no Unsplash

Todos os produtos que compramos hoje em dia possuem um número de série. É com ele que as empresas podem identificá-los — seja para um atendimento individual ou para convocar um grande recall, por exemplo.

Publicidade

Além desse número de série, produtos que contam com conectividade celular também possuem o chamado IMEI. Esse é o caso de iPhones, iPads (Wi-Fi + Cellular) e Apple Watches (GPS + Cellular).

O que é o IMEI?

IMEI é o acrônimo para international mobile equipment identity, ou identificação internacional de equipamento móvel. Para entender melhor o que é esse número, pense nele como se fosse o chassi de um carro. É com esse número que você pode, por exemplo, pedir para a operadora bloquear o aparelho em caso de roubo, impedindo seu uso por outras pessoas.

Também é possível verificá-lo junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para se certificar de que se trata de num número legal — ou seja, que não foi bloqueado por roubo ou que não esteja irregular.

Publicidade

Um IMEI é composto por 4 grupos de números, totalizando 15 dígitos. Confira como identificá-lo em iPhones/iPads e Apple Watches.

Identificando o IMEI no iPhone/iPad

Há algumas maneiras de identificar o IMEI do seu iPhone/iPad. A mais fácil delas é indo em Ajustes » Geral » Sobre. O número fica localizado na seção “Principal”. Se quiser copiá-lo, mantenha pressionado o dedo sobre ele e toque em “Copiar”.

Se o seu iPhone conta com suporte ao eSIM (chip eletrônico), o segundo IMEI aparecerá na seção “SIM Digital”.

Publicidade

Em iPhones 6s ou posteriores, o IMEI também está gravado na bandeja do cartão SIM. Já nos iPhones 5, 5c, 5s, SE (1ª geração), 6 e 6 Plus — e em iPads com conexão Wi-Fi + Cellular —, ele fica gravado na parte traseira desses dispositivos.

Outras formas de identificar o IMEI

Há, ainda, outras maneiras de se obter o número. No aplicativo Telefone do iPhone, por exemplo, digite a seguinte combinação no teclado: *#06#.

IMEI no iPhone

Caso ainda encontre dificuldades para identificá-lo, o IMEI também está localizado na parte traseira da caixa desses aparelhos.

Identificando o IMEI do iPhone/iPad no Mac/PC

Se você conectar o iPhone/iPad no Mac ou PC, também é possível encontrar o IMEI dele.

Publicidade

No Mac (com macOS Catalina ou superior), o processo é feito no Finder. Já no macOS Mojave ou uma versão inferior — e em PCs —, isso é feito pelo iTunes.

No Finder, após clicar em cima do iPhone na barra lateral, clique na linha logo abaixo do nome do seu iPhone para ir alterando as informações até que o IMEI apareça, como na imagem abaixo:

IMEI no Mac

Para visualizar o segundo IMEI (iPhones com eSIM), continue clicando nesse mesmo local.

Identificando o IMEI do Apple Watch

Em Apple Watches com conectividade celular, você pode conferir o IMEI tanto pelo iPhone que esteja emparelhado com ele, quanto pelo próprio relógio.

No iPhone, abra Watch » Geral » Sobre e procure pelo IMEI. Já para realizar esse processo diretamente no Apple Watch, vá em Ajustes » Geral » Sobre.

Identificando o IMEI pela web

Também é possível encontrar o IMEI do iPhone/iPad e do Apple Watch pela web. Acesse essa página e faça o login com o seu ID Apple. Na seção “Dispositivos”, clique no aparelho desejado — o IMEI aparecerá logo abaixo do número de série.

Visualizando o IMEI do iPhone na web

Boas dicas, não é mesmo?! 🙂

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Política antirrastreamento da Apple no app do Facebook

Facebook diz que política antirrastreio do iOS 14 só beneficia a Apple

Próximo Artigo
Produtos da Apple

Como ver o número de série de dispositivos da Apple

Posts Relacionados