Tudo indica que o Twitter está trabalhando numa forma de você reagir a tweets, tal como o Facebook implementou em 2016. A pesquisadora Jane Manchun Wong publicou uma prévia do que a empresa pode estar preparando.
De acordo com ela, a rede social também está trabalhando nas reações “Cheer” (“Comemorar”), “Hmm”, “Sad” (“Triste”) e “Haha”.
“Curtidas”, “Comemorar”, “Hmm”, “Triste”, “Haha”
Os ícones para as reações Comemorar e Triste estão em desenvolvimento e são mostrados como um coração genérico até o momento.
Wong relatou que a empresa estava trabalhando nas novas opções em 12 de maio, portanto o novo recurso já deve estar agora numa fase mais avançada de implementação.
Uma das preocupações de usuários, contudo, diz respeito ao bullying e à disseminação de ódio na rede social. No entanto, ainda não está claro se/quando/como a plataforma lançará essas novas reações.
Novos alertas contra desinformação
Depois de apresentar, no ano passado, o aviso para que usuários leiam as matérias antes de compartilhá-las, Jane também disse que o Twitter está trabalhando em mais alertas contra desinformação.
A rede estaria estudando três novos avisos: “Get the latest” (“Saiba as últimas”), “Stay Informed” (“Fique Informado”) e “Misleading” (“Errôneo”). Todos eles aparecerão baseados no contexto do tweet.
“Saiba as últimas”, “Fique Informado” e “Errôneo”
Em tempos de notícias falsas, negacionismo e teorias conspiratórias amplamente disseminadas, o recurso será mais que bem-vindo para reduzir cada vez mais esse tipo de (des)informação.
O Facebook, por exemplo, tem trabalhado de várias maneiras para reduzir a desinformação, limitando o alcance das páginas enganosas, alertando seus usuários se uma conta ou página geralmente compartilha notícias falsas e mais.
Por enquanto, também não está claro quando o recurso será lançado no Twitter, muito menos as consequências para a divulgação de informações enganosas.
A rede social está implementando diversos recursos semanalmente. Apenas neste mês, por exemplo, o Twitter revelou a “caixinha de gorjetas”, os espaços com hora marcada, perfis mais detalhados e a volta da verificação de perfis. Em breve, a empresa também apresentará sua assinatura paga, chamada “Blue”.
Ansiosos para as novidades?
via 9to5Mac