O melhor pedaço da Maçã.

Dica: como mostrar no Dock do macOS apenas os apps atualmente abertos

Possivelmente, nenhum elemento de interface caracteriza o macOS com tanta personalidade quanto o Dock. Ainda que muitos prefiram escondê-lo, é batata: mesmo uma pessoa pouco versada em tecnologia, ao ver aquela barrinha de aplicativos centralizada na parte inferior, saberá que está lidando com um computador da Apple.

Publicidade

Apps abertos no Dock

O Dock existe há tanto tempo justamente porque funciona e é uma forma simples de reunir os aplicativos mais usados da sua máquina para acesso instantâneo. Nem todo mundo usa o computador da mesma forma, entretanto — há quem possa preferir uma abordagem diferente para o elemento, como um comportamento em que ele mostre somente os apps abertos naquele momento. E antes que você pergunte, sim, isso é possível.

Para fazer o Dock exibir apenas apps abertos, basta abrir o Terminal (que está na pasta “Utilitários” do seu diretório de Aplicativos) e colar nele o seguinte comando:

Publicidade
defaults write com.apple.dock static-only -bool true; killall Dock

Uma vez colado, basta apertar Enter; o Dock reiniciará e passará a exibir somente os apps abertos. É bom lembrar que o sistema não salva o ordenamento dos ícones antes da mudança; caso você queira voltar ao comportamento anterior, portanto, terá de reorganizar os aplicativos da forma como eles estavam anteriormente — talvez seja uma boa ideia fazer uma captura de tela para lembrar.

Falando em voltar ao comportamento anterior, para restaurar o Dock ao seu funcionamento original basta colar o comando oposto no Terminal, seguido de Enter. Este, aqui:

defaults write com.apple.dock static-only -bool false; killall Dock

Observe que só trocamos o true por false, nada mais.

Publicidade

Prontinho! Lembrando que, por padrão, o Mac não dá nenhum indicativo de quais aplicativos estão abertos ou não no Dock; para alterar essa configuração, basta acessar as suas preferências clicando em qualquer lugar “inativo” do Dock (ou indo em Preferências do Sistema » Dock) e selecionando a opção “Mostrar indicadores para aplicativos abertos”.

Apps abertos no Dock

Aproveitem! 😉

via Rocket Yard

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Spotify novamente retruca, chamando a Apple de “monopolista”

Próx. Post

Fica o nosso sincero obrigado a todos os patrões do MacMagazine!

Posts Relacionados