O melhor pedaço da Maçã.

Empregados da Apple reclamam de retorno ao trabalho presencial [atualizado]

JHVEPhoto / Shutterstock.com
Entrada do Apple Park em Cupertino

Há alguns dias, cobrimos um comunicado interno da Apple assinado pelo diretor executivo (CEO) Tim Cook sobre o retorno gradual ao trabalho presencial a partir de setembro.

Publicidade

Mesmo esse plano começando só daqui a três meses, a Apple retornará num modelo híbrido permitindo que a maioria dos seus empregados trabalhe dois dias da semana de casa — às quartas e sextas-feiras.

Ainda assim, um grupo de ao menos 80 empregados não ficou nada satisfeito com a determinação da companhia e enviou uma longa carta basicamente clamando por uma maior flexibilização no trabalho remoto.

As alegações são de que, ao contrário do que a Apple diz, a colaboração entre profissionais estaria agora “maior do que nunca” e que o trabalho remoto inclusive trouxe benefícios inexistentes quando todos precisam estar fisicamente no mesmo lugar.

Publicidade

Eu não poderia concordar mais com John Gruber, do Daring Fireball:

Não posso deixar de pensar que o problema para a Apple é que ela cresceu tanto que acabou contratando muitas pessoas que não são adequadas para a empresa, e que foi um erro da Apple oferecer um Slack conectado por toda a corporação. Empresas não são democracias, mas os funcionários que escrevem essas cartas parecem pensar que a Apple é uma. Não é, e se fosse, a empresa iria afundar em um piscar de olhos. A nova política de “três dias presenciais” da Apple não foi uma sugestão — foi uma decisão — e a carta de Tim Cook para toda a empresa já deixa espaço para equipes individuais se ajustarem às suas próprias necessidades.

Conforme apurado pelo The Verge, alguns empregados mais determinados e descontentes com o plano da Apple já chegaram a pedir demissão. Muito bem, assim dão oportunidade a quem quer trabalhar de fato.

Atualização05/06/2021 às 15:10

Bom, diante da repercussão nos comentários, sinto-me na obrigação de esclarecer melhor o último parágrafo do artigo.

Publicidade

Antes de mais nada, óbvio que não faz sentido nenhum alguém achar que eu sou contra o trabalho remoto. Ora, o MacMagazine funciona em home office desde a sua concepção — e muito bem, diga-se.

Mas o MM não é a Apple. A Apple é uma empresa que existe há 45 anos, atualmente a empresa mais valiosa do mundo. Ela é, primordialmente, uma empresa de hardware. Todos os softwares e serviços desenvolvidos pela Apple existem para que ela venda o seu hardware. Portanto, na própria concepção da companhia, ela é uma empresa cuja maioria dos times necessita, sim, de trabalho presencial.

Publicidade

E, mesmo se não fosse esse o caso, não se muda o DNA de uma grande corporação como a Apple da noite pro dia. Ela já está planejando esse retorno presencial com um modelo híbrido que seria totalmente impensável há poucos anos, o que já é louvável em se tratando da Apple ou de qualquer outra grande empresa do porte dela — ponha aí no bolo Google, Microsoft, Samsung, etc.

Outro agravante, no caso da Apple, é a sua profunda — e até paranoica, eu diria — cultura do segredo. Ora, é claro e evidente que o trabalho remoto pode contribuir para mais vazamentos de informações do que quando tudo está contido dentro dos laboratórios e escritórios dela.

Independentemente de quais forem os motivos, a Apple é uma empresa privada e, tal como apontou John Gruber na citação que inseri no artigo, não funciona como um governo democrático. É claro que as pessoas têm o direito de se manifestar, mas o que estamos vendo nos últimos tempos é uma tendência a uma espécie de “sindicalismo” exagerado e descabido num ambiente como esse. Se uma empresa como a Apple começa a se curvar a cada “pio” que certos grupos de empregados derem, por n motivos, a coisa rapidamente sai dos trilhos.

Sendo assim, se o profissional está insatisfeito com os posicionamentos ou o modelo de negócios da empresa, ele tem todo o direito de se retirar e buscar um local que esteja mais de acordo com o que procura. Certamente, como eu coloquei na última frase do artigo, não faltam outros profissionais que sonhariam com a oportunidade de ir trabalhar no Apple Park.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mural MM, edição CLXXXII

Próx. Post

Tinder agora permite bloquear pessoas pelo número de telefone

Posts Relacionados