A Apple concordou em pagar “milhões de dólares” a uma estudante de 21 anos que teve fotos suas nua vazadas por uma assistência técnica que presta serviços para a Maçã na Califórnia — noticiou hoje o The Telegraph.
O caso aconteceu em 2016, numa instalação da Pegatron. A garota enviou seu iPhone para reparo e, alguns dias depois, fotos e vídeos explícitos dela estavam circulando pelo Facebook.
O valor exato do acordo não foi divulgado, mas os advogados responsáveis pelo caso estavam pedindo cerca de US$5 milhões em danos morais.
Um porta-voz da Apple emitiu a seguinte declaração:
Levamos a privacidade e a segurança dos dados de nossos clientes muito a sério e temos diversos protocolos em vigor para garantir que os dados sejam protegidos durante todo o processo de reparo. Quando soubemos dessa violação flagrante de nossas políticas em um de nossos fornecedores em 2016, tomamos medidas imediatas e desde então continuamos a fortalecer nossos protocolos de fornecedores.
Considerando que em muitos casos reparos do tipo acabam não sendo bem-sucedidos e o aparelho precisa ser todo trocado, é sempre recomendável que clientes enviem os aparelhos com backup em dia — e aí, faz sentido já inclusive apagar de antemão todos os seus dados pessoais.
A política da Apple pode ser a mais estrita possível, mas pelo menos assim elimina-se qualquer risco no processo…
via PhoneArena