O melhor pedaço da Maçã.

WWDC21: Apple apresenta iCloud+, novos controles de privacidade e melhorias na Siri

A Apple também separou um tempo da keynote de abertura da WWDC21 para falar sobre novas opções de privacidade que chegarão com os novos sistemas operacionais, o iOS 15 e o iPadOS 15.

Publicidade

Dentre elas, temos boas notícias para o Mail. Nele, a Apple implementará o Mail Privacy Protection, recurso que esconde o endereço de IP, a localização e se/quando o usuário abriu o email em questão.

Safari, a Maçã esconderá o IP de trackers e mostrará em um relatório, o App Privacy Report, pelo qual o usuário poderá ver quais app (e com quem) suas informações estão sendo compartilhadas.

A Siri também ganhará melhorias, tais como o On Device Speech Recognition. No iOS/iPadOS 15, a assistente virtual será capaz de atender uma variedade de solicitações mesmo sem uma conexão com a internet. Usuários poderão configurar temporizadores ou trocar de aplicativos sem qualquer comunicação com um servidor, tornando a experiência mais rápida e responsiva.

A Apple também está lançando uma nova cláusula de privacidade por meio da qual o áudio gravado pelo Siri nunca sairá do dispositivo. Isso tornará a Siri mais privada e resultará em uma experiência de usuário mais suave e rápida.

Publicidade

No iCloud, a Apple implementará o Account Recovery. O recurso será muito útil caso o você esqueça a sua senha, já que você poderá designar pessoas da sua família (ou muito próximas) para recuperar sua conta — ainda assim, essas pessoas não terão acesso às suas informações. Teremos também o Digital Legacy, no qual familiares poderão solicitar acesso à conta de um usuário caso ele venha a falecer.

Ainda falando de iCloud, a Apple também anunciou que seu serviço na nuvem receberá melhorias e subirá de patamar com o chamado iCloud+. Dentre as novidades, teremos o Private Relay, recurso pelo qual usuários navegarão na web (pelo Safari) sem que as informações saiam de seus dispositivos (uma espécie de VPN1Virtual private network, ou rede privada virtual. da Apple) e o Hide My Email, pelo qual será possível usar endereços de email únicos e aleatórios a fim de esconder o seu verdadeiro (tudo gerenciado facilmente por um painel).

O iCloud+ também expandirá o suporte integrado para o HomeKit Secure Video, dando ao usuário a capacidade de usar um número ilimitado de câmeras no plano de 2TB, fornecendo armazenamento criptografado de ponta a ponta para imagens de vídeo de segurança domésticas que não contam na capacidade do plano.

Nos Estados Unidos, onde é comum entregadores largarem pacotes na porta de casa, o sistema alertará os usuários automaticamente quando detectar uma caixa.

Há ainda melhorias de segurança relacionadas ao compartilhamento de localização atual com apps, ao acesso a fotos da biblioteca, a copiar/colar do sistema e mais.

De acordo com a Apple, os preços dos planos do iCloud permanecerão os mesmos e todos serão migrados para o iCloud+ assim que ele for oficialmente lançado.

Notas de rodapé

  • 1
    Virtual private network, ou rede privada virtual.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WWDC21: iPadOS 15 terá Biblioteca de Apps, nova multitarefa, melhorias em anotações e mais!

Próx. Post

WWDC21: app Saúde terá compartilhamento familiar, “risco de queda” e mais

Posts Relacionados