O melhor pedaço da Maçã.

WWDC21: macOS Monterey 12 terá Controle Universal, Atalhos, novo Safari e mais!

Aqui está ele — quer dizer, pelo menos a sua apresentação! O tão esperado macOS Monterey 12 foi oficialmente divulgado pela Apple — seu nome, inclusive, já era esperado.

Publicidade

Controle Universal

Uma das principais novidades dele tem a ver com os recursos de Continuidade. Com o Controle Universal, usuários poderão usar um único mouse/teclado para controlar tanto o Mac quanto um iPad — e até mesmo ou segundo Mac, já que o recurso funciona com mais de dois dispositivos.

Bastará colocar um iPad perto do Mac e mover o cursor para o lado. Fazendo isso, o sistema reconhecerá e você passará a controlar o tablet, por exemplo. O vídeo abaixo explica bem como tudo funciona:

AirPlay

O AirPlay que já conhecemos também está chegando ao Mac. No macOS Monterey, usuários poderão compartilhar, via AirPlay, os conteúdos que quiserem para aproveitar a tela maior dos computadores da Maçã.

Publicidade

Tudo funcionará exatamente como você está acostumado: o Mac em questão aparecerá na lista de dispositivos compatíveis e bastará tocar no nome dele para “jogar” o conteúdo para a tela do computador.

Atalhos

A Apple também está trazendo o Atalhos (Shortcuts) para o Mac. Isso permitirá que usuários crie automações usando aplicativo já conhecido do iOS/iPadOS, a fim de ajudar a automatizar tarefas diárias e aumentar a sua produtividade. Os Atalhos no Mac, aliás, são semelhantes aos de iPhones e iPads, e tudo poderá ser sincronizado entre os seus dispositivos — se possível, funcionando em todos eles a depender dos apps e recursos necessários.

Haverá, é claro, uma galera com atalhos para o Mac com ações predefinidas projetadas apenas para computadores. Ao criar os seus próprios, será possível incluir/controlar aspectos como barra de menus, Finder, Spotlight e até mesmo viva-voz com o Siri — facilitando a execução de atalhos, independentemente do aplicativo que você esteja usando. Será possível, ainda, importar fluxos de trabalho existentes do Automator para os Atalhos.

Safari

O Safari também ganhará melhorias, com uma nova interface mais compacta — a qual permitirá uma melhor organização das abas, incluindo o novo recurso para agrupá-las. A nova barra de abas assume a cor da página da web e combina guias, barra de ferramentas e campo de pesquisa em um único design compacto.

Publicidade

Os grupos de abas oferecem uma maneira de salvar e gerenciar abas de forma mais fácil. Tudo é sincronizado entre Macs, iPhones e iPads, para que você possa continuar navegando de onde parou.

FaceTime e SharePlay

O FaceTime incluirá um conjunto de novos recursos de áudio e vídeo que tornam as chamadas ainda melhores. Com Áudio Espacial, as vozes em uma chamada ficam mais realistas, enquanto que o Isolamento de Voz garante que você escute a pessoa de forma cristalina (usa aprendizado de máquina para eliminar o ruído de fundo).

Também será possível fazer uma chamada de vídeo usando o modo Retrato (fundo desfocado) e uma nova visualização em grade a fim de mostrar todos os participantes em blocos do mesmo tamanho.

Publicidade

Com o SharePlay, você poderá compartilhar experiências com seus amigos e familiares a distância durante uma chamada do FaceTime (como suas músicas, séries de TV, filmes, projetos favoritos e mais).

Shared with You

O recurso Shared with You facilita localizar e aproveitar o conteúdo que é compartilhado com você pelo Mensagens, incluindo fotos, vídeos, artigos e muito mais — tudo diretamente da aba Compartilhado com você em apps como Fotos, Safari, Podcasts, News e Apple TV.

Notas

Os novos recursos do Notas ajudarão usuários a se manterem organizados, a colaborar e a criar anotações sem precisar necessariamente estar usando o app.

O Quick Note, por exemplo, é uma nova maneira para você fazer anotações em qualquer aplicativo ou site em todo o sistema, tornando mais fácil capturar pensamentos e ideias.

Caso você compartilhe com alguém uma anotação, poderá adicionar menções, ver as edições de todos na nova visualização de atividades e categorizar suas notas com tags para encontrá-las de forma rápida e fácil.

Foco

A ideia do Foco é, literalmente, focar no que você está fazendo, filtrando automaticamente notificações não relacionadas à sua atividade atual. Será possível sinalizar seu status para que outras pessoas saibam quando você está focado (ou seja, indisponível).

Quando um usuário usa o recurso Foco em um dispositivo, ele é definido automaticamente em todos os outros aparelhos e pode ser personalizado com base na sua atividade atual.

Outras novidades

Há ainda novidades nos Mapas (experiência mais detalhada e imersiva), no iCloud (com a chegada do iCloud+, que oferece mais segurança e privacidade), Áudio Espacial em AirPods Pro/Max (em Macs com chip M1), mais privacidade (como proteção no Mail e indicador de utilização de microfone), além de novos recursos como Live Text (uso de usa aprendizado de máquina no dispositivo para detectar texto em fotos, incluindo números de telefone, sites, endereços ,etc.), melhorias em acessibilidade (como adicionar descrições alternativas de imagens diretamente pelo recurso Marcação) e muito mais!


O macOS Monterey 12 será disponibilizado pela Apple no outono do hemisfério norte (nossa primavera); a Maçã, contudo, já liberou a primeira versão beta dele e usuários interessados (participantes do Apple Beta Software Program) poderão começar a testar o sistema operacional no mês que vem.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WWDC21: Apple anuncia recursos domésticos focados na Apple TV, no HomePod e no Apple Watch

Próx. Post

WWDC21: Apple anuncia Xcode na nuvem, novidades na App Store e mais

Posts Relacionados