O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

WWDC21: watchOS 8 terá mais mostradores com fotos, e mais!

Dando continuidade às novidades dos sistemas operacionais da Apple, vamos conhecer o watchOS 8, também apresentado hoje na WWDC21.

Publicidade

App Mindfulness

A Apple está lançando um novo aplicativo Mindfulness (Atenção Plena) — uma extensão do aplicativo Respirar (Breathe), o qual agrupa recursos para ajudá-lo a se concentrar ao longo do dia.

Além de ajudar na respiração, teremos também a opção Refletir que ajuda a nos concentrarmos em apenas um minuto. “Cada sessão de refletir recebe o usuário com uma noção única e ponderada a considerar que convida um estado de espírito positivo.”

Wallet

Quem tem, sabe como é fácil usar o Apple Pay no Apple Watch para fazer compras. Pois no watchOS 8, o Wallet ganhará ainda mais relevância.

Nos Apple Watch Series 6, por exemplo (que contam com o chip U1), será possível usar chaves digitais de carros de uma forma ainda mais conveniente (para desbloquear a porta e para dar partida).

Quando o sistema for lançado, será possível também adicionar chaves de casa e de quartos de hotéis no Wallet; além disso, começando pelos Estados Unidos, a Apple também permitirá que pessoas adicionem suas carteira de motorista ou RGs.

App Casa redesenhado

O aplicativo Casa (Home) foi redesenhado no watchOS 8, a fim de facilitar a interação com acessórios e cenas. Usuários com uma câmeras HomeKit poderão ver quem está na porta diretamente do pulso, e também será possível usar o recurso Interfone para falar com toda a casa ou com um cômodo em específico com a ajuda de HomePods e HomePods mini.

Novos exercícios

Em se tratando de exercícios, o app Exercício (Workout) está ganhando mais tipos de treinos, como tai chi chuan e pilates.

Além disso, o app Saúde (Health) do Apple Watch rastreará sua frequência respiratória e notificará você se elas estiverem fora dos padrões.

Monitoramento de sono

Atualmente, quem usa o monitoramento de sono do Apple Watch pode acompanhar métricas como tempo adormecido, frequência cardíaca e oxigênio no sangue durante o sono. Com o watchOS 8, esse leque de dados será ampliado com mais insights sobre seu bem-estar, sendo possível rastrear também a sua taxa respiratória de sono (número de respirações por minuto).

O Apple Watch usará o acelerômetro embutido para medir a taxa respiratória ao dormir, e essa informação poderá ser vista junto às tendências no aplicativo Saúde. Essa nova métrica também estará disponível para desenvolvedores usarem com permissão através do HealthKit.

Mensagens e Contatos

Será possível usar o Scribble, o Ditado e emojis — tudo na mesma mensagem! Para as mensagens com Ditado, o watchOS 8 finalmente permitirá que você edite o texto antes de enviar. O sistema também apresentará GIFs, palavras ou frases já prontas para você enviar.

Já o app Contatos fará a sua estreia no relógio, fornecendo uma maneira simples de navegar, adicionar e editar contatos, além de compartilhar contatos diretamente do aplicativo.

Mostradores

O watchOS 8 também trará um novo tipo de mostrador, o qual permitirá que você use uma foto tirada com o Modo Retrato do iPhone e adicione texto e outras informações em camadas (como um efeito em 3D). Segundo a Apple, você poderá personalizar o texto que é mostrado e como ele se integra à própria imagem.

Fotos

Da mesma forma, o app Fotos (Photos) ganhará um novo layout (que lembra a visualização do iOS) e a capacidade de compartilhar fotos diretamente por meio do iMessage ou do aplicativo Mail. Além disso, há novas opções de entrada de texto ao responder às mensagens.

Foco

O watchOS 8 ganhará alguns dos novos recursos do iOS 15, incluindo o recurso Foco que lhe permitirá escolher aplicativos ou contatos para enviar notificações para você em contextos específicos (como, por exemplo, filtrar mensagens/notificações enquanto você está praticando exercícios).

Buscar

Com relação ao app Buscar (Find My), também será possível rastrear itens (incluindo os AirTags) além de pessoas — tudo por um novo app dedicado.

Mais novidades

No watchOS 8, mais aplicativos passarão a suportar a Tela Sempre Ativa, incluindo Mapas, Mindfulness, Telefone, Podcasts, Cronômetro, Timer, Gravador e outros.

Haverá, também, novidades relacionadas a acessibilidade, um app Música redesenhado (que permite o compartilhamento de playlists e faixas pelos apps Mail e Mensagens), ótimas melhorias no app Tempo (novas notificações/alertas, precipitação por hora e complicações redesenhadas), melhorias no Apple Fitness+ (suporte a Picture-in-Picture, novas opções de filtragem, parar e continuar o exercício em qualquer aparelho, etc.), em privacidade (IDs do Wallet, por exemplo, são guardados na Secure Enclave do relógio), possibilidade de ajustar múltiplos timers e mais!


O watchOS 8 será disponibilizado pela Apple no outono do hemisfério norte (nossa primavera); a Maçã, contudo, já liberou a primeira versão beta dele e usuários interessados (participantes do Apple Beta Software Program) poderão começar a testar o sistema operacional no mês que vem.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

WWDC21: app Saúde terá compartilhamento familiar, "risco de queda" e mais

Próximo Artigo
WWDC21: novidades para a casa

WWDC21: Apple anuncia recursos domésticos focados na Apple TV, no HomePod e no Apple Watch

Posts Relacionados