O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Legado Digital

Como funcionará o Legado Digital do iCloud

Já pensou no que acontecerá com os seus dados pessoais após o inevitável?

Dentre as muitas novidades anunciadas pela Apple ontem na WWDC21, as atualizações do iCloud tiveram grande destaque. Uma das mais importantes é algo que nem sempre pensamos, mas que, de qualquer maneira, é inevitável. Sim, a morte. E nesse caso, o que acontece com os nossos dados do iCloud?

Publicidade

Bom, a Apple quer facilitar essa questão para as pessoas que estão passando por um momento de luto com uma nova função, chamada Legado Digital (Digital Legacy).

Com a ajuda do Legado Digital, a Apple poderá fornecer aos familiares ou amigos os dados da conta iCloud de um ente falecido. Para isso, o usuário deverá adicionar — antes de ir desta para uma melhor, é claro — alguém que confie como um Contato Legado (Legacy Contact). Essa pessoa terá, então, a possibilidade de requisitar à Apple os dados da conta do iCloud em caso de falecimento.

Em tal eventualidade, a pessoa selecionada como o contato legado deverá logar com um ID e senha legados do iCloud na Apple, este que pode ser selecionado no momento em que o próprio contato legado foi configurado. Uma vez conectado, o usuário de contato legado será obrigado a fornecer uma cópia válida da Certidão de Óbito do usuário principal para autenticar seu acesso aos dados da pessoa falecida. Esta etapa é implementada para garantir que os dados das pessoas não sejam usados indevidamente e que a morte de ninguém seja forjada.

Publicidade

Assim que a Certidão de Óbito for validada pela Apple, o contato legado poderá acessar os dados do iCloud da pessoa principal. Estes podem incluir detalhes valiosos armazenados no Notas, backups de emails, fotos e vídeos.

Entretanto, esses dados não incluirão senhas armazenadas no Chaves do iCloud, e nem o cartão de crédito da pessoa ou quaisquer outras informações financeiras armazenadas no Wallet. Essa precaução evita o uso indevido de instrumentos financeiros, que normalmente são barrados, descontinuados ou terminados no caso de falecimento de uma pessoa.

O Digital Legacy se assemelha a serviços oferecidos por outras gigantes da tecnologia. O Facebook, por exemplo, oferece maneiras para que membros familiares gerenciem/deletem as contas de um ente falecido.

Publicidade

A novidade virá como parte do update do iOS 15, e trará uma maior facilidade para as pessoas que necessitem desses dados em momentos que já são difíceis o suficiente.

via iNews UK

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Tempo de Uso

Apple (finalmente) abre API de Tempo de Uso para desenvolvedores

Próximo Artigo
Recurso Controle Universal no MacOS Monterey e iPadOS 15

Explicando o Controle Universal do iPadOS 15 e macOS Monterey

Posts Relacionados