O melhor pedaço da Maçã.

Deixe suas caminhadas mais alegres com Pikmin Bloom, o novo app da Niantic com a Nintendo

Capa app Pikmin da Niantic

Você já caminhou pelas ruas capturando monstrinhos em Pokémon GO, já fez bruxarias com Harry Potter: Wizards Unite, então, por que não criar mudas de Pikmin ao caminhar?

Publicidade

Talvez você se lembre do nome. Pikmin já foi uma série de jogos de estratégia com sua primeira versão lançada há 20 anos, publicada pela Nintendo para o console GameCube. O objetivo era coletar itens e lutar contra perigos da fauna, com sua horda de criaturas semelhantes às plantas. Após duas décadas, a Niantic — sim, a mesma de Pokémon GO — lançou Pikmin Bloom.

Confira o trailer abaixo:

YouTube video

É importante dizer desde já: o foco do jogo não é nada de ação. Na verdade, eu nem o classificaria como um “jogo”, e sim um app que traz uma experiência de caminhar mais agradável e divertida. John Hanke, diretor-executivo da Niantic, compartilhou que a intenção é se encaixar, e não competir com sua rotina diária.

Publicidade

O título usa geolocalização, assim como os games supracitados da mesma empresa, para lhe fornecer um ambiente com criaturinhas fofas e plantáveis, os chamados Pikmin — caso você tenha percebido, assim como Pokémon, Pikmin também não tem plural.

Em resumo: jogadores (ou plantadores? 😛) têm o objetivo de coletar mudas de Pikmin, plantá-las, caminhar com elas e removê-las da terra e então alimentá-los. Dá até pra nomeá-los, se você quiser e se sentir criativo com seu exército colorido — digo, horda.

Olá, Naro.

Frutas ajudarão no crescimento. Você pode encontrá-las ao caminhar, e então transformá-las em néctar, para servir de alimento aos Pikmin, que produzirão pétalas. Essas pétalas são usadas para fazer um rastro de flores no mapa real, produzindo ainda bônus para sua jornada de mudas. Esse rastro é um dos pontos legais de Pikmin Bloom, porque ele fica visível para outros jogadores. A intenção é deixar o mundo inteiro coberto por pétalas. 💐

Publicidade

Lembram-se das Poké-paradas de Pokémon GO? Os mesmos lugares foram substituídos aqui por flores gigantes. Deixar rastros de pétalas em volta delas as fazem desabrochar. Outra referência são os presentes que, nesse app, foram repaginados para cartões-postais dos lugares visitados; você pode guardar ou enviar para amigos.

Madoka Katayama, chefe de design e de experiência do usuário, compartilhou que Pikmin Bloom é abrangente para todas as idades, “de 8 a 80”, com uma experiência mais simples, mas saudável e divertida. O modo de realidade aumentada, em conjunto a um bom trabalho de trilha sonora, trazem uma caminhada prazerosa.

Se você não tem o hábito de carregar o celular nas caminhadas, não se preocupe. Assim como Pokémon GO, você pode habilitar a leitura dos seus dados do app Saúde (Health), assim Pikmin Bloom conta seus passos registrados pelo Apple Watch, ou até mesmo do iPhone, mesmo com o app fechado.

Outra função diferenciada é o Diário, o qual funciona como um registro do seu humor, que coleciona memórias com fotos as quais você tirou (com sua permissão, é claro). Planos mensais para a comunidade jogadora deverão ser lançados em breve, com missões e colaborações, além de novas espécies de Pikmin a serem adicionados em futuras atualizações.

Publicidade

Com muitas camadas, opções e possibilidades de se aproveitar, Pikmin Bloom parece ter plantado uma sementinha aqui na minha tela inicial. Não sei se por muito tempo, mas aproveitei a gratuidade para baixar e tenho achado divertido. Aliás, ele possui compras internas com néctares, pétalas e aceleradores de tempo de amadurecimento das mudas.

É satisfatório e motivador, pelo menos virtualmente, deixar o mundo cheio de plantas. Até me faz pensar no meme… “Planta faz isso?” Faz. Só não sei se por muito tempo. Os 15 minutos de fama da Niantic (re)começaram, resta esperar se a fórmula de sucesso repaginada durará muito tempo.

Boa caminhada! 🚶


Ícone do app Pikmin Bloom
Pikmin Bloom de Niantic, Inc.
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 90.1 (280.3 MB)
Requer o iOS 14.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app Pikmin BloomScreenshot do app Pikmin BloomScreenshot do app Pikmin BloomScreenshot do app Pikmin BloomScreenshot do app Pikmin BloomScreenshot do app Pikmin BloomScreenshot do app Pikmin BloomScreenshot do app Pikmin Bloom

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como acessar a Carteira de Trabalho pelo iPhone

Próx. Post

LG oferece 3 meses grátis do Apple TV+ para donos de suas smart TVs

Posts Relacionados