O melhor pedaço da Maçã.

ShazamKit: desenvolvedores poderão reconhecer músicas até no Android

Abrindo uma série de possibilidades no mundo do reconhecimento de sons
ShazamKit

Desde que a Apple confirmou a aquisição da Shazam, há cerca de três anos e meio, a empresa tem feito bom uso do serviço de reconhecimento de músicas, seja integrando-o à Siri, à Central de Controle ou lançando o seu widget oficial. Até então, entretanto, a tecnologia do Shazam só podia ser usada pela própria Maçã — agora, não mais.

Publicidade

Na WWDC21, a Apple anunciou a API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. ShazamKit, a qual permitirá que desenvolvedores integrem a tecnologia de reconhecimento de músicas do serviço aos seus aplicativos. E surpresa: ela funciona até mesmo no Android, possibilitando que apps no sistema do robozinho também tirem proveito dos recursos do Shazam.

Vale notar que a tecnologia do Shazam, embora focada no reconhecimento de músicas, não se limita a esse tipo de propósito — ela pode também identificar e reagir a sons não musicais, possibilitando que os desenvolvedores criem apps que “respondam” a determinados ruídos.

Um bom exemplo seria um aplicativo de educação remota que identificaria o som de um vídeo sendo reproduzido em outro dispositivo (como o computador ou a TV) e poderia avançar as atividades ou tarefas de acordo com o que estaria sendo exibido em tela. A tecnologia do Shazam também pode ser potencialmente revolucionária para os chamados aplicativos de “segunda tela”, permitindo que o app ouça o que você está assistindo na TV (com a sua permissão, claro) e oferecendo conteúdos complementares.

Publicidade

A documentação do ShazamKit já pode ser acessada no portal de desenvolvedores da Apple, e você pode assistir às sessões relacionadas à nova API bem aqui.

via MacRumors

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Modo Retrato não ficará restrito ao FaceTime no iOS 15

Próx. Post

Eis os recursos do macOS Monterey exclusivos de Macs M1

Posts Relacionados