O melhor pedaço da Maçã.

Usuários reclamam de consumo excessivo de bateria no OS X Lion [atualizado]

Ícone - OS X 10.7 Lion

Ícone - Mac OS X 10.7 LionEu não tive muitos problemas com a transição para o OS X Lion: não fui sorteado pela “Loteria da Morte”, não tive problemas de congelamento, e, apesar de a placa de vídeo do meu MacBook Pro ser NVIDIA, não é a GT330M, que parece não ter gostado do novo felino da Apple.

Publicidade

Ainda é cedo para dizer se a versão 10.7.1 do Lion, liberada ontem pela Apple, corrigiu alguns desses problemas. Mas pelo menos um que ainda não comentamos aqui no site não parece ter sido resolvido: consumo excessivo da bateria.

No dia 21 de julho, um tópico sobre o assunto foi aberto no fórum da Apple. Hoje ele já conta com 30 páginas e, segundo os últimos relatos, o 10.7.1 não parece ter melhorado muito as coisas.

O consumo é bem alto, mesmo: um dos usuários (que possui um MBP Early 2008) disse que sua bateria durava uma média de 4 horas e 20 minutos no Leopard. Já no Snow Leopard ela durava em média 4 horas e 45 minutos, enquanto no Lion, apenas 2 horas e 25 minutos — ou seja, quase a metade da duração da penúltima versão do sistema operacional da Maçã. Outro usuário (que possui um MBP Early 2011) afirmou que sua bateria durava em média entre 7 e 8 horas; agora, não passa de 4 ou 5. A coisa está realmente feia.

Publicidade

Uma outra pessoa ligou para o AppleCare, que sugeriu um reset SMC — nada resolvido, também.

Não se sabe ainda a causa exata desse problema. Alguns acham que pode ser a nova forma como os aplicativos rodam no novo sistema — os apps funcionam como no iOS, em plano de fundo, salvando documentos automaticamente, etc. —, mas por enquanto tudo não passa de especulação. A Apple, como sempre, ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Como venho utilizando meu MacBook Pro ligado na energia, ainda não reparei se estou com esse problema — mas hoje mesmo farei alguns testes. E você, está sofrendo desse mal? Compartilhe nos comentários!

[dica do Reinaldo Versuri]

Atualização

Independentemente do problema, de vez em quando é bom calibrar a bateria do seu portátil. Com isso você mantém a exatidão do tempo restante da bateria que é exibido e possibilita a ela operar com o máximo de rendimento. Para saber como calibrar, siga as instruções desse artigo de suporte da Apple. 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple estaria investindo US$1 bilhão na Sharp para a construção de uma nova fábrica de LCDs

Próx. Post

Nova Apple Retail Store de Santa Monica terá teto de vidro similar ao da belíssima loja de Upper West Side

Posts Relacionados