Na segunda-feira, abrindo a WWDC21, a Apple apresentou o iOS 15, a próxima grande atualização do seu principal sistema operacional.
Apesar de os desenvolvedores terem testado o novo software por apenas alguns dias, diversos detalhes que passaram despercebidos já estão sendo descobertos. Um deles é uma pequena mudança na forma como veremos os apps na seção de busca da App Store.
Por exemplo: agora, aquelas screenshots para divulgar os apps não aparecerão mais para os aplicativos que você já tem instalados no dispositivo — elas serão automaticamente ocultadas dos resultados de pesquisa. A novidade foi revelada no Twitter por Ilia Kukharev, chefe de otimização da App Store do AppFollow.
Até o iOS 14, todos os aplicativos exibem suas capturas de tela nos resultados de pesquisas. No iOS 15, os apps instalados serão exibidos de uma forma “minimizada” — mostrando apenas o nome, o ícone e um botão para abri-lo. Como resultado, os aplicativos que antes eram vistos apenas por rolagem agora são visíveis imediatamente devido ao novo formato compacto.
A mudança vem em boa hora para desenvolvedores que, há algum tempo, ficaram preocupados sobre a dificuldade de serem encontrados em um “mar” de aplicativos, dado o grande volume de conteúdo e de anúncios na busca da App Store.
Alguém aí curtiu a novidade? 😄