O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

iOS 15: Apple mostra como planeja substituir senhas em alguns anos

Imagine um futuro livre de senhas…
iCloud Keychain

Em uma das diversas sessões da WWDC21, a Apple falou sobre o Passkey nas Chaves do iCloud (Passkey in iCloud Keychain) e a sua meta de substituir senhas pela autenticação biométrica (vulgo Face ID e Touch ID) num futuro não muito distante.

Publicidade

O Passkey nas Chaves do iCloud é a prévia de um recurso que chegará para desenvolvedores no iOS 15 e no macOS Monterey 12. Sua função? Substituir senhas e autenticações de dois fatores (2FA) por um sistema muito mais seguro, rápido e confiável.

Passkey no iCloud Keychain

Basicamente, em vez de utilizar uma senha convencional armazenada em um servidor, o sistema usa um par de chaves públicas e privadas. O engenheiro da Apple Garrett Davidson explicou durante uma sessão para desenvolvedores como o recurso funciona:

Uma dessas chaves é pública; tão pública quanto seu nome de usuário. Pode ser compartilhada com qualquer pessoa e não é um segredo. A outra chave é privada. Esta chave privada é secreta e está protegida pelo seu dispositivo. Seu dispositivo nunca compartilha essa chave com ninguém, nem mesmo com o servidor. Quando você cria uma conta, seu dispositivo gera essas duas chaves associadas. Em seguida, ele compartilha a chave pública com o servidor.

Em tese, o recurso permitiria logar em sites de forma fácil, criando um nome de usuário e o autenticando com o Face ID ou Touch ID.

Publicidade

O engenheiro, entretanto, deixou claro que o Passkey, disponível no iOS 15 e no macOS Monterey, é apenas uma prévia do recurso, podendo ser usado apenas para testes de desenvolvedores. Além disso, a ideia é tentar não restringir o sistema somente a dispositivos Apple.

A ênfase desta prévia é a tecnologia de autenticação, uma implementação WebAuthn apoiada pelas Chaves do iCloud. Uma transição de senhas em todo o setor exigirá padrões de design bem pensados e aplicados de forma consistente, que não fazem parte deste preview.

Imagine, então, um futuro no qual senhas são algo do passado e todos os serviços online podem ser autenticados usando sua biometria. De fato, parece algo distante, principalmente se for pensado como uma solução para toda a indústria. Mas de qualquer maneira, é legal ver que a Apple e até outras empresas já estão pensando em novas maneiras de logar de forma segura na internet.

via MacRumors

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Apple Design Awards 2021

Apple Design Awards 2021: confira os melhores apps do ano, selecionados pela Maçã

Próximo Artigo
Ulrich Kranz

Apple contrata veterano da BMW para nova fase do "Apple Car"

Posts Relacionados