O melhor pedaço da Maçã.

Brasigo: tire todas as suas dúvidas num projeto 100% tupiniquim

Qual sua dúvida?

Ontem (já virou o dia, hehe), foi apresentado à imprensa o mais novo produto brasileiro da internet: Brasigo, da WebCo. Eu, em nome do MacMagazine, fui até lá conferir de perto essa novidade para todos vocês.

Publicidade
Qual sua dúvida?
Qual sua dúvida?

Disposto a preencher o vazio que existe na Web 2.0 para o usuário brasileiro, o Brasigo, 100% gratuito e 100% brasileiro, deseja criar e compartilhar o conteúdo criado pelos próprios usuários em língua portuguesa e fortalecer a idéia da “cor local” no serviço. Para isso, pretende atender às particularidades do usuário brasileiro — um povo mais sociável, mais curioso, que gosta de interagir e de se comunicar o tempo todo. O apelo será para a geração de conteúdos em português totalmente ligados à cultura brasileira — será a nossa cor na web.

O lema do Brasigo é “agregar e descobrir”: baseado no sistema de perguntas e respostas (alguém aí lembrou do Yahoo!?), ele traz como diferencial o perfil que cada usuário cria, com foto e preferências — o que possibilita um conhecimento maior de quem perguntou/respondeu —, e gera interação e busca de conhecimentos entre os participantes. Apesar dessas características, o Brasigo não pretende rivalizar nenhuma rede social: para eles, o perfil do usuário tem como finalidade possibilitar a geração de um conteúdo cada vez mais próximo das suas preferências.

Publicidade

Bom, lá tem de tudo: desde “Quem conseguiu comprar ingresso pro show da Madonna?” a “Você sabe ouvir críticas (construtivas)?” e, até, “Quantas horas trabalha uma comissária de bordo?” — tudo com divisão por tags e uma interface bem bacana, limpa e, por enquanto, sem anúncios. A idéia, segundo Manoel Lemos, fundador da WebCo, é fortalecer o produto, estabelecer a marca e oferecer um serviço diferenciado antes de pensar no ganho com publicidade. Aliás, o Brasigo não pretende investir em nenhum marketing tradicional; sua intenção é atrair usuários via marketing viral e indicações boca-a-boca — afinal, o que é bom tem que ser divulgado.

Quem perguntar no Brasigo vai notar que o site oferece ferramentas para o usuário contextualizar sua dúvida da forma mais abrangente possível, por meio de tags e categorias. Também é possível indicar a qual região exata do Brasil sua pergunta se refere ou a qual país, caso ela seja sobre uma nação específica. Tanto a pergunta quanto a resposta podem ser avaliadas por outros usuários: é essa avaliação que gera a qualificação do conteúdo, preocupação constante da WebCo — eles utilizam um filtro para eliminar conteúdo explícito e palavrões, vetar o racismo, difamações e pornografia. As leis de direitos autorais (copyright) valem nesse espaço também, e quem for pego as infringindo será denunciado e banido do site.

Hoje, os segmentos mais populares (“tops”, segundo chamaram) do Brasigo — com cerca de 1.000 usuários já cadastrados —, são família, relacionamento e namoro. É, esses três sempre geram muuuitas dúvidas! 🙂

Publicidade

Outro produto da WebCo mais conhecido pelo internauta é o BlogBlogs, serviço gratuito de indexação e busca de blogs na língua portuguesa (o MM está lá!). No momento, o site tem 200 mil blogs cadastrados e 2 milhões de posts indexados.

E aí? Já pensou numa pergunta pra colocar no Brasigo? Não deixe de dar uma conferida.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Firmware 2.1 para iPods touch já está disponível; e também vem com erro de tradução

Próx. Post

Apple disponibiliza Bonjour 1.0.5 e MobileMe Control Panel 1.1 para Windows

Posts Relacionados