O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Apple indica que “iPhones 13” terão tela de 120Hz

Mais cedo, nós comentamos alguns rumores quentes sobre os futuros “iPhones 13”. O primeiro deles diz respeito aos números dos modelos, que deram as caras em registros da Eurásia; o segundo revelou possíveis preços e especificações sobre a próxima geração dos smartphones.

Publicidade

Fato é: todos os anos, antes do lançamento dos novos iPhones, surgem muitos rumores envolvendo o smartphone. Alguns só se confirmam pós-lançamento mesmo; outros, a própria Apple acaba “entregando” antes da hora. Pois parece que foi exatamente isso que aconteceu em uma das sessões da WWDC21, intitulada “Otimize para telas de taxa de atualização variável” (“Optimize for variable refresh rate displays”).

Ainda que a empresa não tenha revelado nenhum hardware durante a keynote de abertura — nem mesmo o tão esperado MacBook Pro de 16″ —, o desenvolvedor Ryan Jones afirmou que essa pode ser uma pista de que a Maçã de fato implementará a taxa de atualização variável nos “iPhones 13”.

Os aparelhos viriam equipados com telas LTPO1, capazes de oferecer taxas de atualização variáveis de até 120Hz (algo já dado como certo). Muito provavelmente, a Apple usará a mesma nomenclatura que já usa nos iPads Pro para o recurso — ou seja, os iPhones ganhariam a tecnologia ProMotion.

O iPhone 13 definitivamente vai ganhar 120Hz

Como estamos falando de um evento voltado exclusivamente para desenvolvedores, é bem provável que a Apple esteja “preparando o terreno” para que a tecnologia faça sua estreia na linha de iPhones.

Publicidade

Claro, tudo pode ser uma mera coincidência, mas é importante notar que as últimas quatro gerações do iPad Pro contam com telas ProMotion, mas apenas hoje, em 2021, a Apple dedicou uma sessão da WWDC ao assunto.

Além de uma maior taxa de atualização, a família dos “iPhones 13” provavelmente virá com um novo formato de câmeras nos modelos mais básicos, uma protuberância levemente maior e um notch menor. Há quem acredite também que um Touch ID no display, junto ao Face ID, poderá aparecer.

Adaptive-Sync no macOS

Ainda falando sobre taxa de atualização variável, a Apple anunciou, também nesta semana, que os Macs mais novos (rodando o macOS Monterey 12) receberão suporte ao modo Adaptive-Sync, voltado para monitores externos.

Publicidade

Quando um monitor compatível com a função for conectado a um Mac, usuários poderão ativar o novo modo selecionando uma opção de taxa de atualização variável em Preferências do Sistema » Monitores.

Isso beneficiará ainda mais usuários gamers, já que esses monitores podem ajustar ativamente sua taxa de atualização para corresponder à taxa de quadros do jogo, proporcionando uma jogabilidade mais suave e com baixa latência.

Publicidade

A Maçã disse que o Adaptive-Sync será suportado em qualquer Mac com Apple Silicon e em “muitos” dispositivos recentes equipados com chips Intel. Além disso, os aplicativos ou jogos devem ser executados em modo de tela inteira no macOS Monterey para que o modo Adaptive-Sync funcione.

O Adaptive-Sync é um recurso da especificação DisplayPort 1.2a e serve como base para tecnologias populares de telas com taxa de atualização variável, como AMD FreeSync e NVIDIA G-Sync, os quais serão compatíveis com Macs mais novos.


O que acham das novidades?

via PhoneArena, MacRumors

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Teste de resistência do novo iPad Pro com M1 realizado pelo YouTuber Zack Nelson

YouTuber testa resistência do novo iPad Pro e resultado surpreende

Próximo Artigo
Saguão onde os developers se reunem para almoçar e programar

Pesquisa da Apple indica WWDC presencial em 2022

Posts Relacionados