Estamos chegando ao final de mais uma Worldwide Developers Conference e, como de costume, a Apple aproveitou o último dia do evento para fazer uma pesquisa com os participantes deste ano. O foco principal foi saber se os desenvolvedores preferem continuar participando da WWDC virtualmente ou retornar ao modelo presencial.
Para quem não está por dentro, desde o ano passado, a WWDC e todos os outros eventos da Maçã foram realizados de forma totalmente virtual. A pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) e todas as medidas de distanciamento social não poderiam ser seguidas em um evento presencial com mais de 5.000 desenvolvedores.
No entanto, a Apple está estudando retornar a sua conferência de 2022 para um modelo presencial. E, dentre as perguntas do questionário, estão:
Qual seria a probabilidade de você comparecer a uma conferência em pessoa depois de experimentar um evento totalmente online?
As opções de resposta são:
- Muito provável
- Um pouco provável
- Nem provável nem improvável
- Um pouco improvável
- Muito improvável
Em seguida, a Apple perguntou se os desenvolvedores preferem participar dos seguintes eventos pessoalmente ou online:
- Desafios diários
- Laboratórios de Tecnologia
- Laboratórios de Design
- Sessões
- Platforms State of the Union
- Análise de aplicativos e laboratórios da App Store
- Apple Design Awards
- Palestrantes convidados e destaques do desenvolvedor
Vale notar que o formato online permitiu que a Apple alcançasse milhões de desenvolvedores e usuários em todo o mundo, de forma fácil, prática e o melhor de tudo, 100% gratuita — tornando o evento muito mais inclusivo.
No entanto, agora que a situação (pelo menos lá nos Estados Unidos) está começando a voltar ao normal, é de se esperar que a Apple estude a possibilidade de voltar a realizar um evento presencial. Até porque, convenhamos, nada substitui o contato físico, as amizades e as experiências de um evento tão vivo e diversificado como a WWDC.
Levando isso tudo em consideração, seria interessante ver a Apple realizar um evento de forma híbrida, disponibilizando todas essas sessões, laboratórios, palestras, premiações e mais de forma tanto digital quanto presencial.
Desta maneira, a Maçã conseguiria agraciar tanto aqueles que não têm a oportunidade de estar em um evento físico, quanto quem não perde a oportunidade de viajar ao Vale do Silício. Vamos torcer para que isso venha a se tornar realidade! 🤞
via MacRumors