O melhor pedaço da Maçã.

Apple eMate 300 de 1997 ganha nova vida com um Raspberry Pi

Essa é a arte de reviver produtos antigos da Apple
eMate 300

Alguns fãs da Apple estão sempre procurando formas de reviver e reutilizar produtos antigos da empresa, e desta vez não foi nada diferente. O YouTuber Billy The Kid reutilizou a carcaça de um eMate 300 e colocou um Raspberry Pi dentro, dando uma nova vida ao velho aparelho.

Publicidade

Mas você pode estar se perguntando: o que é um eMate 300? Bom, esse aparelhinho (que lembra um pouco o Nintendo DS), nada mais é do que um PDA (personal digital assistant, ou assistente pessoal digital). Na época em que foi comercializado, entre 1997 e 1998 (sim, durou apenas um ano), o aparelho custava US$800.

O eMate 300 era um computador de baixo custo direcionado ao mercado educacional. Ele tinha uma tela preta e branca de 6,8 polegadas (480×320 pixels), um processador ARM de 25Mhz e rodava o Newton OS – o mesmo sistema operacional da fadada linha Newton (o “tataravô do iPad”).

Bom, nessa aventura, o YouTuber substituiu todos os componentes internos do aparelho, com exceção do teclado e do chassi. Na parte interna, ele instalou um Raspberry Pi, uma nova bateria, uma fonte de alimentação, um monitor Osoyoo de 7 polegadas e diversos outros componentes.

Publicidade

O processo demorou dois dias inteiros e, no total, a brincadeira custou US$426,05. Você pode conferir o vídeo (em inglês) dessa empreitada logo abaixo:

YouTube video

E parece que ele não é o único interessado no restauro de eMates. Socketwench, do site deninet.com, também realizou um trabalho parecido e detalhou bastante o processo há alguns meses.

E aí, quem vai? 😜

via The Register

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Intenção de segurança: por que levar o Face ID ao Mac não é tão simples como se imagina

Próx. Post

Conceito: e se o iPad tivesse uma barra de menus como o Mac?

Posts Relacionados