A Counterpoint Research divulgou nesta semana sua pesquisa sobre o mercado global de tablets referente ao primeiro trimestre de 2021 — e, não surpreendentemente, a Apple está mais uma vez na liderança.
De acordo com a pesquisa, as vendas aumentaram 53% em comparação ao mesmo trimestre do ano passado. Como apontado por outros estudos, o mercado global de tablets viu um crescimento exponencial após um período de queda devido à demanda por dispositivos impulsionada pelo trabalho remoto e pela educação à distância — gerada, por sua vez, pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).
A CR apontou que, embora o mercado de tablets tenha crescido no último trimestre, as vendas caíram 22% em relação ao último trimestre de 2020 — geralmente, o período de janeiro a março é considerado a “entressafra” dos tablets.
A Apple, como de costume, foi a fabricante que mais comercializou tablets no primeiro semestre, acumulando 37% das vendas. Segundo a pesquisa, a compra de iPads aumentou em todos os principais mercados, especialmente no Japão.
Ainda de acordo com a CR, os modelos de entrada do iPad representaram 56% das vendas gerais no primeiro trimestre — sendo o iPad (oitava geração) o modelo mais vendido no período. Já os iPads Air e Pro vieram em seguida, com 19% e 18% de participação nas vendas, respectivamente.
A firma aponta que os novos iPads Pro com o chip M1 verão as vendas dispararem no terceiro trimestre deste ano — isso se a produção de tablets não for ainda mais afetada pela escassez de chips.
O recém-lançado iPad Pro com chip M1 traz grandes mudanças em comparação aos modelos anteriores. A resposta inicial dos consumidores foi altamente positiva. Mas a Apple está lutando contra as restrições da cadeia de suprimentos, como a escassez de chips e problemas de produção relacionados ao display Liquid Retina XDR. Assim, esperamos que as remessas do iPad Pro com M1 possam subir no terceiro trimestre com a estabilização do fornecimento. Esse crescimento será mantido no quarto trimestre, em linha com o efeito da alta temporada.
De volta ao ranking, Samsung, Lenovo, Amazon e Huawei completaram o Top 5 das maiores fabricantes de tablets — sendo que todas, exceto a Huawei, viram um crescimento nas vendas no primeiro trimestre deste ano.
Preço parcelado: a partir de R$3.999,00 em até 12x
Cor: azul, rosa, amarelo ou prateado
Capacidade: 64GB ou 256GB
Conectividade:: Wi-Fi ou Wi-Fi + Cellular
via Gadgets 360