Por mais que a Apple continue insistindo que o iPad e o Mac são categorias de produtos completamente diferentes para públicos distintos, é inegável que os tablets da empresa estão cada vez mais capazes de lidar com usuários avançados e profissionais — as próprias novidades do iPadOS, ano após ano, indicam esse caminho.
Pensando nisso, o designer Vidit Bhargava imaginou uma futura versão do sistema operacional dos iPads que levaria um dos elementos mais característicos do Mac aos tablets: a barra de menus.
A ideia não é gratuita: Bhargava argumenta que, a cada ano, mais aplicativos profissionais chegam ao iPad (Illustrator, Affinity Designer e Procreate, por exemplo). Junto a eles, chegam comandos cada vez mais complexos e variados — e o iPadOS, mesmo com várias diretrizes de design, não conta com um elemento “padronizado” para reunir esses comandos, o que muitas vezes cria experiências pouco intuitivas, com ações escondidas dentro de menus contextuais, ícones não nomeados ou em gestos pouco explicados.
Qual seria a forma mais simples de tornar a experiência desses apps profissionais mais padronizada e acessível logo de cara? Segundo o designer, não é preciso reinventar a roda: bastaria levar a barra de menus ao iPadOS, concentrando todos os comandos na parte superior do aplicativo a partir das velhas seções às quais já nos acostumamos — “Arquivo”, “Editar”, “Visualizar”, “Janela” e por aí vai.
Além de concentrar todos os comandos existentes (com direito à indicação do atalho de teclado) em um determinado app, a barra de menus também seria uma ótima aliada à multitarefa: tocando no nome do app em si, à esquerda, seria possível transformá-lo numa janela flutuante, colocá-lo à esquerda ou à direita ou mesmo movê-lo a um monitor externo. Usando a Biblioteca de Apps pelo Dock (uma das novidades do iPadOS 15), seria possível abrir qualquer app de qualquer lugar para complementar as janelas ativas.
O lado direito da barra de menus, por sua vez, abrigaria a chamada “bandeja de controle” (“control tray”), uma interface personalizável pela qual você poderia adicionar botões de acesso rápido a comandos usados frequentemente, como atalhos, busca, widgets fixados e mais.
O que acharam?
Preço parcelado: a partir de R$7.499,00 em até 12x
Tela: 11 ou 13 polegadas
Cor: cinza-espacial, azul, roxo ou estelar
Capacidade: 128GB, 256GB, 512GB ou 1TB
Conectividade: Wi-Fi ou Wi-Fi + Cellular
Preço parcelado: a partir de R$4.499,00 em até 12x
Cor: azul, rosa, amarelo ou prateado
Capacidade: 128GB, 256GB ou 512GB
Conectividade:: Wi-Fi ou Wi-Fi + Cellular
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via MacStories