O melhor pedaço da Maçã.

Patente da Apple descreve recurso de sincronização do estado de vídeos entre múltiplos aparelhos

Dados de mais um invento da Apple registrado para ser patenteado nos Estados Unidos mostram que ela pode estar trabalhando em um meio de sincronizar o estado de vídeos entre múltiplos aparelhos, a fim de facilitar a vida do usuário quando for preciso deixar um filme ou algo do tipo pela metade em um deles e terminar de assistir em outro mais tarde. O recurso aparenta estar sendo projetado para o MobileMe, que já sincroniza certas informações entre Macs e PCs desde o seu início.

Publicidade

Patente da Apple

Um cenário de exemplo para o uso dessa tecnologia nos produtos da Apple seria quando o usuário tivesse terminado de fazer o download de um filme/seriado de TV no seu computador e começasse a assisti-lo, porém tendo que ser forçado a parar no meio da execução devido a algum inconveniente. Estando com um iPhone/iPod touch que possui o mesmo vídeo dentro dele, a posição onde ele foi deixado seria enviada do computador até o aparelho via MobileMe, permitindo a exibição do conteúdo de onde foi parado pela última vez.

Outro aspecto interessante dessa tecnologia é que ela pode agir de formas diferentes em função da localização do usuário. Suponha que dois dispositivos diferentes estão sendo usados para a reprodução de um mesmo filme/seriado, mas em partes diferentes: quando eles estivessem distantes um do outro, não existiria a necessidade de manter a mesma posição sincronizada entre ambos, mas quando um se aproximasse do outro, aí sim ela poderia ser realizada.

Publicidade

Dessa forma, quando você estivesse em um iPhone assistindo a algo e chegasse em casa, onde algum parente começou a ver a mesma coisa num Apple TV, o seu aparelho passaria a acompanhar a mesma posição de execução do televisor, permitindo a você aproveitar o conteúdo da melhor forma possível junto de sua família ou amigos. Mas esse já é um caso particular, de quando duas pessoas estivessem assistindo à mesma coisa.

Apesar de não ser a primeira ideia que a Apple já expôs sobre como integrar o iTunes com serviços online, esta patente indica uma das funções mais fáceis de chegar até o nosso dia-a-dia em pouco tempo. Outra coisa que alguns usuários já sugeriram à Apple com relação a esse assunto seria permitir algo semelhante ao Home Sharing pela internet (também com um número limitado de máquinas, claro), permitindo compartilhamento de mídias da mesma forma que é possível na versão 9 do aplicativo com máquinas na mesma rede.

[via TheAppleBlog]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Testes de performance comprovam: Snow Leopard bate Windows 7

Próx. Post

Apple publica documento de suporte com informações sobre superaquecimento de baterias de iPods nano [atualizado]

Posts Relacionados