As gigantes da tecnologia como Apple, Google e Amazon estão lidando, há tempos, com investigações de suspeitas de práticas anticompetitivas e prejudiciais ao mercado no mundo inteiro. Uma audiência que aconteceu hoje, intitulada “Protecting Competition and Innovation in Home Technologies” (ou “Protegendo a Concorrência e Inovação em Tecnologias Domésticas”), teve a participação da Sonos, que levantou sua preocupação sobre o domínio dessa gigantes no mercado de produtos inteligentes para a casa.
A Sonos produz aparelhos ligados a áudio, como alto-falantes inteligentes. E as suas reclamações foram direcionadas principalmente ao Google e à Amazon — que dominam cerca de 85% desse mercado nos Estados Unidos.
Entretanto, a empresa não se esqueceu de reclamar também da Apple. Em abril, a Maçã enfrentou o Spotify, a Tile e outras empresas no congresso americano. No entanto, desta vez, a Maçã não enviou nenhum representante — já que não foi o alvo central da audiência.
Na semana passada, a Apple anunciou, dentre outras novidades, que a Siri poderá ser integrada a produtos de terceiros antes do fim do ano. No entanto, esses produtos necessitam de um HomePod ou HomePod mini como hub central para se conectar à Siri, tornando assim requisito um dispositivo da Apple para o uso da assistente em outros aparelhos. O diretor jurídico da Sonos, Eddie Lazarus, acredita que essa limitação é “danosa para outras empresas”, pois condiciona a interoperabilidade com o Siri às companhias que colocam um produto da Apple ao lado do seu.
O diretor ainda criticou a iniciativa Matter, um padrão aberto de automação doméstica em desenvolvimento por empresas como Apple, Google e Amazon. Lazarus duvida que esse padrão facilitará a escolha de produtos pelo consumidor ou promoverá interoperabilidade genuína entre diferentes plataformas de casa inteligente. Ele alerta que, como essas grandes empresas controlam o padrão, são elas que controlarão o ritmo da inovação do mercado.
Falando um pouco sobre o Google, o diretor reclamou das condições impostas por ela nos produtos da Sonos. Segundo ele, como condição para permitir o Google Assistente nos alto-falantes da marca, a empresa teve que concordar em permitir apenas um assistente de voz por vez, embora seus produtos suportem vários.
Ele ainda disse que Google e Amazon têm um histórico em derrubar outras empresas menores produzindo cópias baratas de seus produtos e vendendo-os a preços mais baixos que a concorrência. Isso é algo que a Sonos não tem capacidade de fazer, segundo Lazarus.
O diretor jurídico da Sonos enxerga dois cenários distintos para o futuro do mercado de acessórios inteligentes para casa. Na primeira hipótese, a situação continuaria a mesma e, em alguns anos, o mercado seria dominado apenas pelas grandes empresas, como Google e Amazon.
Já no segundo cenário, a lei antitruste americana poderia ser atualizada e o nível de fiscalização das empresas se tornaria mais alto. Assim, a competição seria mais justa e baseada no mérito dos produtos. Nesse cenário, empresas menores (como a Sonos) poderiam prosperar e trazer tecnologias inovadoras aos consumidores.
A Apple ainda não se manifestou sobre as acusações da Sonos, mas de qualquer maneira, podemos esperar ainda diversos desenvolvimentos nessa trama.
via MacRumors