O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Como ativar e usar o Ditado [iPhone, iPad e Mac]

Duas pessoas usando um Mac
Foto de NEW DATA SERVICES no Unsplash

Não existem aqueles momentos que você está cansado de digitar um textão pelo teclado do iPhone/iPad ou do Mac? Pois a Apple tem uma solução para isso! 😆

Publicidade

Batizada de Ditado, a função permite que você use apenas a sua voz para que o sistema transcreva tudo o que foi dito, inclusive sem conexão com a internet, a depender do idioma. Veja como ativar e usar o Ditado para economizar os toques na tela ou no teclado.

Como ativar e usar o Ditado no iPhone/iPad

Para ativar o recurso, vá em Ajustes » Geral » Teclado » Ativar Ditado. Logo abaixo dessa opção, você pode escolher o idioma que deseja usar com esse recurso. No caso do inglês, o processo é feito localmente no iPhone. Já no português, os seus comandos serão enviados aos servidores da Apple para serem “entendidos”.

Feito isso, abra algum aplicativo que tenha uma caixa de texto, como o Notas ou o Lembretes, por exemplo. Para começar a ditar, toque no botão de microfone (localizado no teclado) e comece a falar. As palavras vão aparecendo conforme você for falando. Quando quiser parar, toque no teclado.

Caso o sistema não entenda o que você quis dizer, uma linha azul vai aparecer logo abaixo da palavra. Para editá-la, toque nela e selecione a palavra correta; para substituí-la, toque duas vezes sobre ela e depois no botão de microfone para falar.

Caso queira alterar o idioma do Ditado, pressione e segure o botão de microfone no teclado (ou o botão representado por um globo, quando estiver falando) e selecione a nova língua desejada.

Como ativar e usar o Ditado no Mac

Para ativar o Ditado no macOS, vá em Preferências do Sistema » Teclado. Em seguida, selecione a aba “Ditado” e clique em “Ativo”. Logo abaixo, você pode escolher o idioma desejado. Para escolher aqueles que devem aparecer ou não nesse menu, vá em “Personalizar…” e marque ou desmarque os desejados.

Recurso Ditado no macOS

Além disso, é possível escolher um atalho no teclado para ativar/desativar o recurso – que pode ser um dos pré-determinados ou mesmo um personalizado. Você pode, ainda, ativar/desativar o Ditado indo em Editar » Iniciar Ditado, na barra de menus do Mac.

Para escolher qual microfone usar com o recurso, clique no botão localizado abaixo do ícone do microfone. Por lá, é possível que ele seja selecionado de forma automática ou manual.

Recurso Ditado no macOS

Ao ativar o Ditado em um campo de texto no sistema, você ainda poderá alterar rapidamente entre os idiomas escolhidos clicando sobre ele e escolhendo o outro que deseja usar.

Para terminar de ditar o texto, clique em “OK” na caixa de diálogo do recurso ou pressione a tecla Return.


Já conhecia esse recurso? 🙂

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Sonos e HomePod mini

Sonos também acusa Apple, Google e Amazon de monopólio

Próximo Artigo
AirPods Pro

Como compartilhar o áudio usando AirPods ou fones Beats [iPhone, iPad e Apple TV]

Posts Relacionados