Assim que nós decidimos que os episódios do MacMagazine no Ar (nosso podcast semanal, caso você não conheça ou não nos acompanhe) passariam a ser gravados ao vivo no YouTube, um bom stand para eu prender o iPhone se tornou uma obrigação. Isso porque eu costumo utilizar a câmera traseira do meu iPhone 11 Pro Max como webcam nesses momentos que precisamos de uma imagem mais caprichada, afinal as câmeras de MacBooks são terríveis.
É aí que entra HoverBar Duo, da Twelve South. A empresa é conhecida pela qualidade de seus produtos, algo que pude comprovar com esse stand. Sua construção é bastante sólida — é aquele tipo de acessório que você pega e, pelo peso, já vê que o material não é nem um pouco frágil.
Num primeiro momento ele parece um pouco “trambolhudo”, mas isso é proposital já que a ideia é ser um stand versátil que pode ser utilizado com iPads e iPhones. E não importa o modelo do aparelho, já que basicamente qualquer modelo de tablet e de smartphone pode ser encaixado no clipe. Ainda que ele tenha sido concebido com iPad em mente, eu, por exemplo, nem tablet tenho e estou adorando usar o stand primordialmente com o iPhone. Mas, indo além de dispositivos da Apple, você pode encaixar qualquer aparelho com uma altura mínima de 12,7cm e máxima de 22cm — dá, por exemplo, para usar o HoverBar Duo com um Nintendo Switch numa boa.
Sem dúvida existem acessórios mais discretos, menores e que, por isso, facilitam o transporte. Mas o que eu queria com o HoverBar Duo (e consegui) não é mobilidade, e sim versatilidade: ainda que o objetivo principal seja posicionar o iPhone para a gravação do podcast, eu também uso muito o HoverBar Duo para assistir a vídeos almoçando e para gravar Stories pro Instagram do MM com as minhas mãos livres.

O braço flexível do HoverBar Duo nos permite posicionar o iPhone/iPad em inúmeras posições; e como ele é bem grande, é possível colocá-lo em determinadas alturas/ângulos que muitos stands não conseguem atingir — eu consigo, por exemplo, posicionar o HoverBar Duo em cima de uma mesa de centro, sentar no sofá e deixar o iPhone na altura do meu rosto para uma gravação de vídeo ou videochamada perfeita.

Isso porque são três eixos que lhe ajudam a colocar o iPhone/iPad na posição ideal: um na própria base, na qual você ajusta o braço flexível para frente, para trás e para os lados; o segundo fica no meio do braço, e nele você também controla a altura; por fim, atrás do clipe temos uma ball head para que você faça o ajuste final da angulação (muito boa, por sinal).
No caso específico da gravação do MacMagazine no Ar, eu preciso necessariamente ligar o cabo no iPhone por uma necessidade do aplicativo que eu utilizo para transformar o smartphone em webcam — e para não acabar com a bateria, também, já que normalmente são quase duas horas de podcast.
E isso não é problema para o HoverBar Duo, já que o clipe para iPhone/iPad é vazado nas duas extremidades, permitindo que você conecte o cabo sem nenhuma dor de cabeça. Essas extremidades, aliás, são emborrachas e não machucam o seu dispositivo.
A base sólida do HoverBar Duo é mais do que suficiente para as minhas necessidades, mas se você não tem uma mesa muito ampla ou quer usar o stand em um local que não tem uma superfície plana disponível (como por exemplo numa cozinha pequena), não se preocupe: o HoverBar Duo vem também com uma braçadeira de prateleira, para que você dispense a base e fixe o stand em basicamente qualquer quina/extremidade.

As possíveis utilizações do HoverBar Duo são muitas: além das que eu comentei acima, você pode usar o stand para posicionar o seu iPad como segunda tela (ao lado do seu Mac, usando o Sidecar), como tela principal (se você usa o iPad com teclado e mouse, como um computador)… a imaginação aqui é o limite!

A base dele conta ainda com uma canaleta para você repousar o Apple Pencil — eu, como não tenho iPad/Apple Pencil, uso a base como um tipo como apoio para coisas como carteira, óculos, etc. 😛

Mas independentemente de como você vai usar (com a base ou com a braçadeira), tudo o que você precisa para montar o stand vem dentro da caixa dele.
Na verdade, se você pretende usá-lo com a base, ele já vem praticamente montado, bastando apenas ajustar a parte do clipe do iPad/iPhone (identificado pela letra “A”); mas se você quiser trocar a base (“B”) pela braçadeira de prateleira (“C”), tudo é bem simples, como podemos ver neste vídeo:
Taí um acessório que agora faz parte da minha rotina, que eu adorei conhecer e que recomendo sem a menor dúvida!
Aos interessados, o HoverBar Duo custa US$80 e, como disse, é compatível com todos os iPhones e iPads. A Twelve South despacha produtos para o Brasil — obviamente, você precisa levar em conta um possível imposto de importação nessa conta.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.